Cidadeverde.com
Geral

Serviços do Detran ficam suspensos por mais um dia para migração de sistema

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com 

 


Previstos para retornar nesta quinta-feira (16), os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) devem continuar suspensos por, pelo menos, mais 24 horas. A informação foi confirmada através de nota emitida pela direção do órgão, que destaca que o processo de migração para o novo sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ainda não foi concluído. 

Durante a realização dos trabalhos, continuam suspensos serviços como transferências, emplacamentos, comunicação de venda em cartório, vistorias, multas e emissão de taxas. 

Os trabalhos foram iniciados no último sábado, 11 de dezembro, com previsão de serem concluídos até a quarta-feira, dia 15. Segundo a nota do Detran, alguns fatores, como os recentes ataques hackers aos sistemas em todo o país, acabaram atrasando o procedimento. 

“[...] tais medidas foram necessárias tendo em vista atrasos no cronograma de execução da migração dos sistemas, motivados por intercorrência ocorridas no período, referentes às integrações e por vários ataques Hackers que aconteceram e vem acontecendo nesta última semana”, diz um trecho da nota. 

Ainda segundo o Detran, os ataques acabaram causando impactos na redução de velocidade de acesso aos sistemas. Apesar da situação, o Detran garante que nenhum dado do órgão foi exposto, roubado ou acessado. 

As equipes da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Detran continuam atuando nesta quinta-feira na tentativa de concluir o processo de migração para o novo sistema, que deve possibilitar que os serviços ofertados aconteçam de forma mais rápida, evitando quedas na conexão. 


 

Veja a íntegra da nota:

É com senso de responsabilidade, zelo e segurança devidos ao cidadãos que a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) através deste canal veio informar que o retorno dos serviços relacionados a registro de veículos do DETRAN-PI previstos para o dia 16/12, será adiada para o dia 17/12, tais medidas foram necessárias tendo em vista atrasos no cronograma de execução da migração dos sistemas, motivados por intercorrência ocorridas no período, referentes às integrações e por vários ataques Hackers que aconteceram e vem acontecendo nesta última semana. É importante pontuar que os ataques impactaram na redução de velocidade de acesso aos sistemas, considerando uma sobrecarga nos links, nenhum dado foi exposto, roubado ou acessado, contudo dificultou o processo de migração e integração das aplicações.

Destacamos ainda o grande empenho de todas as equipes DETRAN, ATI, SEFAZ, assim como colaboradores de empresas contratadas participantes do projeto no período corrente, que vem trabalhando 24 horas por dia para a implantação do novo sistema RENAVAM, estando todos unidos em prol da melhoria da prestação de serviço ao cidadão.

 

 

 

Natanael Souza
Com informações do Notícia da Manhã 
[email protected] 

Imprimir