Cidadeverde.com

Pretende exagerar na Ceia? Saiba como se cuidar!

Imprimir

Foto: Freepik



Diante de tantas opções à mesa, a Ceia de Natal e de Ano Novo são convites, quase irresistíveis, para provar um pouquinho de cada delícia. Não importa se a preferência for pelas carnes, peixes, doces ou aquela taça extra de vinho ou champanhe.

Não é preciso fazer deste encontro especial um sacrifício, mas apesar de ser um momento de confraternização, as extravagâncias podem impactar na saúde.

A dica principal é simples: equilíbrio. Conter os impulsos para que a fome não se transforme em gula. Afinal, estas datas trazem memórias afetivas e gastronômicas. Quem não vai querer provar a receita da avó, que te remete ao carinho na infância, ou o tempero da tia, que só prepara aquele prato uma vez por ano.
 

Veja como seu organismo pode reclamar dos excessos:

Ressaca - é um dos primeiros sinais que se passou da conta nas bebidas alcoólicas.  Dor de cabeça e mal-estar são os principais sintomas. Tente não misturar tipos de bebidas – como vinhos e destilados - e, mesmo durante a ceia, beba água.

Inchaço – pode surgir em certas partes do corpo, acompanhado de muita sede. Sinaliza o excesso de sódio, pelo consumo exagerado de alimentos salgados e processados. Busque comer porções menores e não sei guiar pelos olhos, mas pela sua fome.

Enjoos, azia e refluxo – são causados pelo aumento na produção de ácidos no trato digestivo. Alerta para aquela mistura de alimentos. O famoso provar de tudo um pouco.

Indisposição e moleza – é o organismo buscando mais energia para o processamento de pratos gordurosos e ricos em carboidratos simples – como as receitas à base de farinha branca e açúcar. Os diabéticos devem ficar ainda mais atentos, devido ao risco do aumento das taxas de glicose.

Alimentos Leves - no dia seguinte, dê um descanso para o organismo. Aposte numa alimentação com alimentos saudáveis, como frutas, verduras, grãos e legumes, que também são ricos em fibras, que ajudam na sensação de saciedade e a reduzir a absorção de açúcares e gorduras, além de regular o trânsito intestinal.

Hidratação - beba muita água e chás, para o organismo liberar as toxinas geradas pelos excessos de alimentos e bebidas.

Mexa-se – uma caminhada de 15 minutos pode ser valiosa na recuperação do organismo, pois contribui para digestão, além de reduzir o desconforto de inchaços e gases.

Sempre é possível fazer da alimentação um prazer pessoal, por saborear os pratos que se gosta, e social, por compartilhar este momento com amigos e familiares. Mas é melhor ainda poder aproveitar o dia seguinte, com tranquilidade e não ter seu organismo reclamando dos excessos.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais