Cidadeverde.com

Especialista dá dicas de como aproveitar as festas de fim de ano sem prejudicar a saúde

Imprimir




Chegaram as festas de fim de ano. Período de confraternizações, ceia de Natal, réveillon e é neste momento que todo mundo acaba exagerando nas comidas gordurosas e bebidas alcoólicas.

Quem nunca teve um problema digestivo? É durante os encontros com amigos e familiares que esse risco aumenta. Sensação que comeu demais, estômago cheio, azia e má digestão. Por isso, o programa Vida Saudável deste sábado (18) deu dicas de como prevenir o mal-estar causado pelos exageros neste período. (Assista no vídeo acima)

Segundo o gastroenterologista Vinícius Ferro, alimentos mais gordurosos à base de leite ou que tenham muito açúcar são os vilões das festas. Além disso, o especialista não recomenda beber e comer ao mesmo tempo.



“Alimentos à base de leite dão má digestão. Ao comê-los em excesso, você vai ficar com a sensação de ‘estufado’ e o abdome cheio de gases, por isso o ideal é optar por comidas mais leves ou consumi-las com moderação. Comer e beber ao mesmo tempo também não é o ideal, mas se isso acontecer, a pessoa deve evitar ingerir os alimentos mais calóricos, como pães e gorduras", falou.

Para evitar a azia e a má digestão, o médico Vinícius Ferro orienta que as pessoas adotem em suas rotinas uma alimentação equilibrada, fugindo, principalmente, das comidas a base de leite.

"Se alimentar com rotina e sem pular refeição é a melhor alternativa para não ter azia e má digestão. Para pessoas que possuem intolerância à lactose ou síndrome do intestino irritável, por exemplo, o ideal é suspender alimentos à base de leite de vaca ou à base creme”, explicou.


 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais