Cidadeverde.com
Geral

Ufpi lança processo seletivo com 590 vagas em cursos técnicos

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi) lançou edital de processo seletivo com 590 vagas em cursos técnicos nas cidades de Teresina, Bom Jesus e Floriano para ingresso em 2022. Esta é a primeira vez que será ofertado o curso de Agente Comunitário de Saúde. As inscrições seguem até o dia 14 de janeiro. (acesse edital)

O processo seletivo será realizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese/UFPI), que oferta vagas para alunos que já terminaram o Ensino Fundamental e irão fazer curso técnico concomitante com o Ensino Médio e para aqueles que já concluíram o ensino médio e irão cursar exclusivamente um curso técnico (modalidade chamada de subsequente). A seleção levará em conta o rendimento escolar do aluno nas disciplinas de português e matemática que constam no histórico escolar ou equivalente.

Além de Agente Comunitário da Saúde, a seleção apresenta oportunidades de formação técnica de nível médio nas áreas de Agropecuária e Informática. Em todos os cursos, há reserva de 80% das vagas a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas (para inscritos nos cursos técnicos concomitantes com o ensino médio) e a estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública (para inscritos nos cursos técnicos subsequentes).

Novo curso

O curso técnico de Agente Comunitário de Saúde disponibiliza 75 vagas, com oferta para os três colégios técnicos da universidade, exclusivamente para modalidade subsequente. A duração mínima do curso é de quatro semestres.

 “O ensino técnico abre as portas para o mercado de trabalho e é uma oportunidade para o ingresso na graduação superior, já que o estudante já sai com experiências que auxiliam em oportunidades posteriores”, ressalta a professora Virginia Muniz, superintendente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Ufpi.

Inscrições 

As inscrições do processo seletivo dos colégios técnicos seguem abertas até às 23h54 do dia 14 de janeiro de 2022 e podem ser realizadas através do site da Copese. No momento da inscrição, os candidatos devem fornecer todos os dados necessários e optar por apenas um dos cursos técnicos ofertados.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 30 e deve ser pago até o dia 17 de janeiro de 2022. Os candidatos que se inscreverem pelo sistema de reserva de vagas de escola pública terão redução de 50% do valor da inscrição.

O resultado do seletiv será divulgado no dia 2 de fevereiro de 2022 no site da Copese. A matrícula para os candidatos convocados em primeira chamada acontecerá de 7 a 11 de fevereiro de 2022, das 08h as 11h30min e das 14h as 17h30min, nas secretarias dos colégios técnicos das cidades de Teresina (CTT), Floriano (CTF) e Bom Jesus (CTBJ).


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Ufpi

Imprimir