Cidadeverde.com

Reservatório chega a 93% e Chesf abre comportas

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
Airton Feitosa mostra o crescimento do nível do rio Parnaíba no gráfico
 
Após reunião na tarde desta segunda-feira (13), o gerente regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf -, Airton Feitosa, anunciou que foram abertas às 16h de hoje as comportas da barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, 345 quilômetros ao sul de Teresina. O reservatório chegou a 93,38% da sua capacidade.
 
 
Airton disse ao Cidadeverde.com que a abertura das comportas já foi comunicada ao governador Wellington Dias, ao secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, e ao prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, além de mais de 30 prefeitos de municípios do Piauí e Maranhão que margeiam o Parnaíba depois da barragem.
 
A vazão do rio Parnaíba hoje é de 560 metros cúbicos por segundo. Todo o volume da abertura das comportas chegará a Teresina na manhã de quinta-feira, com vazão de 1.200 m³/s, elevando o nível do rio na capital em 40 centímetros. O nível hoje é de 3 metros e 79 centímetros, sendo a cota de restrição definida em 6m87. Os municípios mais afetados com o aumento do volume do rio são Teresina e Floriano.
 
O gerente frisa ainda que a abertura das comportas já estava prevista e a situação está sob controle. Ele informou que as chuvas da semana santa, em especial no município de Balsas/MA, aumentaram consideravelmente o volume de água na barragem.
 
 
Rio Poty
A última medição feita no município de Prata do Piauí apontou que o rio Poty deve subir mais dois metros entre ontem e hoje. A vazão mais recente registrada foi de 1.204 m³/s, a maior em todo o ano. Só nas últimas semanas, o rio subiu cinco metros. O volume medido em Prata deve chegar a Teresina por volta de 0h.
 
Yala Sena (flash da Chesf)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: