Cidadeverde.com

Lembranças de Mota, um dos melhores atacantes do futebol piauiense

Imprimir

Faleceu um Parnaíba um dos melhores atacantes do futebol piauiense em todos os tempos. Trata-se de Mota. Anda muito jovem chegou a Teresina em 1969 para jogar pelo Flamengo. 

Fotos - Arquivo Pessoal

Fez a sua estreia na equipe rubro-negra no dia 25.05 daquele ano no clássico com o River e marcou o gol do empate de 1 x 1. 

Logo foi conquistando a torcida e os elogios da imprensa esportiva até se tornar ídolo e um dos melhores jogadores da história do Esporte Clube Flamengo. Um craque de bola. Mais uma revelação do futebol parnaibano.

Na temporada de 1969 jogou ao lado de astros do nosso futebol daquela época.

Uma das formações do Flamengo naquele ano: Rômulo; Neto, Dias, Matintim e Franklin.; Eliezer e Pedrinho; Gringo, Mota, Paulinho e Chicolé.

Outra formação rubro-negra – Wílson; Amadeu, Minusca, Matintim e Zé do Braga. Carlinhos e Gringo; Mota, Paulinho, Pedrinho e Evandro.

Em 1970 o Flamengo conquistou o título de campeão piauiense superando o Piauí na decisão. Mota atuou 13 vezes e marcou 5 gols. O time base na conquista foi Edson; Carlinhos, Dias, Matintim e Franklin; Eliézer e Décio Costa; Gringo, Mota, Odacy e Pedrinho.

Em 1971 veio o bicampeonato do Flamengo vencendo o River nas finais. Outra vez Mota atuou 13 vezes e marcou 7 gols.Em um dos rivengos do Campeonato o Flamengo derrotou o River por 3 x 2, gols de Carlinhos, Nadinho e Mota. 

O time que jogou: Edson; Zé do Braga, Dias, Matintim e Louro; Eliezer, Décio Costa e Carlinhos(Chicolé); Mota, Nadinho (Arteiro) e Gringo.

Em 1972 foi a última temporada de Mota no Flamengo, atuando 20 vezes no Campeonato Piauiense e sendo artilheiro com 17 gols.  O rubro-negro perdeu o tricampeonato na decisão com o Tiradentes. A equipe titular era formada por Ademir; Carlão, Reginaldo, Matintim e Louro; Cazé, Carlinhos e Gringo; Mota, Marcílio e Badir.

Está assim terminando um ano de perdas no futebol piauiense.

Entre os jogadores que faleceram, lembramos Batista(goleiro do Piauí, River, Tiradentes) ; Wálter Piauí (lateral do Tiradentes e do Auto Esporte);  Ivan Lopes(paraibano que atuou no Tiradentes), Vítor (atacante do River, Piauí, Auto Esporte) e Mota (ídolo da torcida do Flamengo), Zeca (zagueiro do Tiradentes). Certamente tivemos outros, que não lembro no momento..

Dídimo de Castro
[email protected]

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais