Cidadeverde.com

Comunidades ficam isoladas após rodovia ceder durante chuva em Uruçuí

Imprimir

O município de Uruçuí, distante 453 km de Teresina, segue enfrentando os impactos da cheia do rio Parnaíba e das fortes chuvas que caem na região nos últimos dias. De acordo com a prefeitura, até a manhã desta segunda-feira, pelo menos 12 famílias já precisaram ser removidas de casa por conta de enchente. 

Comunidades da zona rural também estão isoladas após estradas ficarem alagadas por causa da forte chuva. Na PI 247, que liga Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, o asfalto não resistiu à força da correnteza e acabou abrindo uma cratera, impedindo a passagem de veículos. “Na zona rural, estamos com várias comunidades isoladas, porque as estradas foram todas destruídas pelas enchentes”, relatou o secretário de Infraestrutura de Uruçuí, Ribamar Mateus dos Santos.

Ao todo, segundo a prefeitura de Uruçuí, 12 comunidades da zona rural estão isoladas após problemas relacionados às estradas de acesso. 

Por meio de nota, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que enviou equipes até o local para verificar a situação e viabilizar os reparos necessários:

O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informa que encaminhou, nesta segunda (27), equipes técnicas à PI-247, entre os municípios de Ribeiro Gonçalves e Uruçuí, para avaliar os impactos das fortes chuvas que caem no Território do Alto Parnaíba e os reparos emergenciais a serem executados no trecho da rodovia com o intuito de garantir segurança e trafegabilidade aos condutores. Vale ressaltar que os trabalhos irão iniciar à medida em que o volume das águas diminuírem na região. 

Foto: Redes sociais 

 

Imagens gravadas por moradores mostram os impactos das chuvas em várias regiões do município. 

“Já tivemos mais de 400 milímetros de chuva do dia 19 pra cá. Temos desabrigados, desmoronamento de casas. O rio Parnaíba está com um volume muito grande. O prefeito determinou que todas as secretarias fizessem plantão. A gente está andando em toda a cidade, verificando todos os locais de risco.  Está sendo feito o levantamento, tirando as pessoas das residências que correm risco de desmoronar”, destacou o secretário.

 

Foto: Neto Fotografia

O Piauí segue até esta segunda-feira (27) com alerta laranja de chuvas intensas. O comunicado foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.

De acordo com o Instituto, a chuva pode chegar até 100 mm/dia na região de alerta, que atinge quase todos os estados do Nordeste. No Piauí, apenas a região Norte não tem previsão de chuva.

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais