Cidadeverde.com

Chesf dobra vazão na barragem de Boa Esperança após fortes chuvas na região

Imprimir

Foto: Google Maps

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que irá dobrar a vazão defluente da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, após fortes chuvas na região. A medida acontece após o volume útil do reservatório chegar a 69,9% até a medição realizada na segunda-feira (27). 

De acordo com comunicado da Companhia Hidro Elétrica, a vazão máxima que vinha sendo praticada era de 576 m³/s. Diante da elevação do reservatório por conta das chuvas, essa vazão passará a ser 1000 m³/s. 

Segundo a Chesf, as medidas estão em consonância com as regras e procedimentos operacionais estabelecidos e se deve por causa da incidência de chuvas na Região, que elevaram o nível do Reservatório.
 
A Chesf pontuou ainda que a situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada, em virtude das condições de clima e vazões no Rio Parnaíba.

Leia o comunicado

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevará a vazão defluente do Reservatório de Boa Esperança, no Piauí, para 1.000 metros cúbicos por segundo diante das fortes chuvas que elevaram o nível do volume útil do reservatório para 69,9%, de acordo medição da manhã de ontem (27). 

As medidas estão em consonância com as regras e procedimentos operacionais estabelecidos e se deve por causa da incidência de chuvas na Região, que elevaram o nível do Reservatório. A vazão máxima que vinha sendo praticada era de 576 m³/s.   

A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de clima e vazões no Rio Parnaíba.

Situação de emergência

O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto declarando situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba. 

De acordo com o documento, publicado na tarde desta segunda-feira (27), "as chuvas intensas e concentradas na região sul do estado produziram súbitas elevações no nível dos rios, riachos, lagoas e córregos, em especial, o rio Parnaíba, que transbordou no município de Uruçuí, atingindo as zonas urbana e rural do município".

O decreto de emergência considera ainda a interdição de estradas na região, especialmente no trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí aos municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, cortado pela força das águas, além da existência de famílias desabrigadas e isolamento de algumas comunidades.

Em Uruçuí 

A cidade de Uruçuí, a 453 km de Teresina, continua enfrentando os impactos do grande volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Ribamar Mateus, a prefeitura vem trabalhando para prevenir possíveis problemas.

“Os lugares de risco já foram todos interditados. Nós estamos trabalhando para prevenir, a equipe da prefeitura foi montada para isso. Estamos trabalhando pela prevenção tanto na zona urbana como na zona rural”, explica o secretário.

Em relação as comunidades isoladas após parte da PI-247 ceder, o secretário informou que segue aguardando equipes do governo para liberar a área.

“As comunidades estão isoladas, nós estamos aguardando equipes para liberar o trânsito da estrada que cedeu. Nós temos de 15 a 16 comunidades que dependem dessa via de acesso e nós estamos dependendo da liberação dessa estrada”, ressalta.

 

Nataniel Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais