Cidadeverde.com

Wellington Dias decreta situação de emergência em todo o Território do Alto Parnaíba

Imprimir

Foto: Neto Fotografia

O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto declarando situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba. A região é composta pelos municipios de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí.

De acordo com o documento, publicado na tarde desta segunda-feira (27), "as chuvas intensas e concentradas na região sul do estado produziram súbitas elevações no nível dos rios, riachos, lagoas e córregos, em especial, o rio Parnaíba, que transbordou no município de Uruçuí, atingindo as zonas urbana e rural do município".

O decreto de emergência considera ainda a interdição de estradas na região, especialmente no trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí aos municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, cortado pela força das águas, além da existência de famílias desabrigadas e isolamento de algumas comunidades.

Ainda de acordo com o decreto, que vale por 90 dias, ficam mobilizados todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Está autorizada ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.

O documento assegura prioridade nas ações relacionadas à situação de emergência em todos os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, pelo período em que durar a situação emergencial.

"Há possibilidade de contratação direta dos serviços e bens indispensáveis às ações nde resposta ao desastre, permitindo desta forma fazer face às demandas extraordinárias causadas pela situação emergencial", afirma o decreto.

Situação é mais grave em Uruçuí

O município de Uruçuí, distante 453 km de Teresina, segue enfrentando os impactos da cheia do rio Parnaíba e das fortes chuvas que caem na região nos últimos dias. De acordo com a prefeitura, até a manhã desta segunda-feira, pelo menos 12 famílias já precisaram ser removidas de casa por conta de enchente. 

Comunidades da zona rural também estão isoladas após estradas ficarem alagadas por causa da forte chuva. Na PI-247, que liga Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, o asfalto não resistiu à força da correnteza e acabou abrindo uma cratera, impedindo a passagem de veículos. 

Ao todo, segundo a prefeitura de Uruçuí, 12 comunidades da zona rural estão isoladas após problemas relacionados às estradas de acesso. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais