Cidadeverde.com

Zózimo Tavares considera 2021 “Ano Carlos Said”

Imprimir

Está chegando ao seu final o ano de 2021. No próximo sábado já estaremos em 2022 e logo no dia 14 Carlos Said estará completando 91 anos. Encontramos nos arquivos um comentário do jornalista Zózimo Tavares escrito logo após o Magro de Aço comemorar os 90 anos em 14 de janeiro de 2021.

Foto - Arquivo Pessoal - Carlos Said

Vamos ao texto do jornalista:

“A quinta-feira passada, dia 14, assinalou o transcurso dos 90 anos de nascimento do professor, advogado e jornalista Carlos Said. Quando me dei conta da data, lamentei por não ter escrito uma mensagem, por pequena que fosse, para me associar às manifestações de regozijo pelo dia do aniversário. 

Logo concluí, porém, que o aniversário de um homem da expressão de Carlos Said não é para ser celebrado em um dia, apenas. Especialmente quando se trata de uma data redonda.

É uma comemoração que deve se prolongar por mais tempo. Sendo assim, proponho que todo o ano de 2021 seja o “Ano Carlos Said” para que se possa, enfim, prestar-lhe todas as homenagens de que se faz merecedor.”

E prosseguiu Zózimo Tavares:

“Então, que cada instituição que teve o privilégio de contar com sua presença e o brilho de sua inteligência programe a sua homenagem – a Universidade Federal do Piauí, a OAB, O Sindicato dos Jornalistas, a Associação dos Cronistas Desportivos do Piauí, o Sindicato dos Radialistas etc. 

A Academia Piauiense de Letras, que tenho o privilégio e a honra de presidir no momento, vai abrir esse programa de celebração do “Ano Carlos Said”, homenageando-o com a Medalha Lucídio Freitas, a nossa mais importante comenda.”

E concluiu Zózimo Tavares:

“Será um reconhecimento público de sua dedicação à literatura. Poucos no Piauí resenharam tantos livros quanto ele, na últimas décadas, jogando luzes sobre as obras de autores consagrados e novatos, reconhecidos e anônimos, sempre com uma palavra de estímulo. Viva o Magro de Aço. E ai.”

Escreveu o jornalista Zózimo Tavares.

Na data dos 90 anos Carlos Said mereceu uma apresentação especial do programa Cidade Verde Esportes e em face da pandemia a família Said não pode comemorar de acordo com o que estava previsto. 

O ponto marcante seria o lançamento da segunda edição do livro O Piauí no Futebol, escrito em 1966, o primeiro na história do futebol piauiense.

Antes mesmo do aniversário dos 90 anos o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, inaugurou o belo Ginásio de Esportes Professor Carlos Said, no Vale do Gavião.

Os filhos Fernando Said e Gustavo Said já disseram ao Cidadeverde.com que o lançamento do livro acontecerá no início de 2022.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais