Cidadeverde.com

TRE vai cancelar 6 mil títulos eleitorais

Imprimir
O Tribunal Regional Eleitoral poderá cancelar 6.236 documentos eleitorais em todo o Estado. Esse número corresponde a 0,3% do total. A data limite para regularização é 16 de abril e a multa é de R$ 3,51 por cada eleição que a pessoa não participou. O Piauí tem hoje 2.187.091 eleitores. Em Teresina são 493.943 eleitores, dentre eles 1.807 estão retidos.
 
Fotos: Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com
De acordo com o desembargador Antonio Peres Parente [foto acima], vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, reafirma a importância de regularizar o título de eleitor, já a falta do documento pode acarretar uma série de complicações, como por exemplo não poder tirar CPF, não poder participar de concurso público, não fazer empréstimo, nem se matricular em escolas e universidades públicas, tão pouco solicitar expedição de passaporte.
O desembargador disse também que o TRE está à disposição da população para qualquer dúvida. A multa é de R$ 3,51 por cada vez que ela não votou. Tem que ir até o cartório, tira um documento e paga a taxa no Banco do Brasil.
 

Valdeck Moraes, atendente do cartório da 1ª Zona, disse que a maioria das pessoas que estão procurando até o momento são militares que estão participando de concurso para sargento. “A maioria são pessoas que trabalharam nas eleições e não conseguiram nem votar nem justificar a ausência. O Exército ou a polícia envia uma relação de pessoal que trabalhou nas eleições para checagem. Quando o cartório recebe essa relação, dá baixa automaticamente nos nomes daqueles que trabalharam. Quando o comando não envia a relação os militares acabam tendo que pagar multa, explica o atendente.

Carlos Lustosa Filho (flash direto do cartório)
Leilane Nunes (Redação)

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: