Cidadeverde.com

Em balanço de 2021, Florentino relembra 2ª onda e fala sobre flexibilizar uso de máscara

Imprimir

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com 

O secretário Estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, fez um balanço da pandemia da Covid-19  no Piauí no ano de 2021. O gestor elegeu a “nova onda” de casos e óbitos como o momento mais difícil do ano e falou sobre por que é difícil prevê a flexibilização do uso de máscara no Piauí. 

Momento mais difícil em 2021

No segundo trimestre de 2021, o Piauí enfrentou a segunda onda da Covid-19. Houve um aumento no número de casos e óbitos por causa da doença. O gestor pontuou que naquele momento os índices estavam caindo e o número de óbitos e internações seguiam a mesma tendência. Havia uma curva descendente, segundo o secretário. 

“Então, a gente percebeu o início novamente desse crescimento. Tivemos que encontrar forças nos nossos profissionais, em todos, para que a gente pudesse enfrentar uma nova onda com a mesma energia, com a mesma força, com a mesma capacidade de mobilização. Isso foi assim o mais difícil [em 2021]”, destacou Florentino. 

O secretário defendeu que o Estado trabalha para que as medidas protetivas sejam respeitadas para que o Piauí não volte a registrar um aumento no número de casos e óbitos. 

“Nesse momento o que nos levanta o maior nível de preocupação é a ocorrência dessa nova variante, a ômicron”, frisou o secretário ao acrescentar que o Piauí não registrou até o momento nenhum caso da variante. 

Liberação do uso de máscara

O secretário de Saúde do Piauí disse que é temerário fazer qualquer previsão sobre a liberação do uso de máscara no estado. Isso acontece porque, de acordo com o gestor, o surgimento de novas variantes têm adiado essa discussão. “E sobre isso os gestores não têm domínio”, destacou o secretário em entrevista sobre o balanço da Covid-19 no Piauí. 

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

Vacinação

O Piauí é o estado do país com o segundo maior percentual da população completamente vacinada contra o novo coronavírus, segundo dados do consórcio nacional de veículos de imprensa. Ao todo, cerca de 74,18% dos piauienses já receberam as duas doses ou a dose única do imunizante..

Segundo a Sesapi, mais de 5,3 milhões de pessoas já receberam alguma das doses da vacina contra a Covid-19 no estado, inclusive a população com idade superior aos 12 anos.

“Isso se dá devido a um conjunto de esforços, é o nosso governador lutando por vacina, a Secretaria Estadual de Saúde distribuindo, garantindo as condições logísticas, os municípios aplicando vacina e o povo compreendeu, sensibilizou e compareceu”, frisou o secretário.

Legado da pandemia

O secretário Florentino Neto destacou que o grande legado que a pandemia vem deixando para a Saúde no Piauí é no que diz respeito à ampliação da capacidade de atendimento dos hospitais da rede estadual. 

“Houve aumento de leitos de UTI em praticamente todos os hospitais regionais e implantação de novas UTIs”, completou o secretário. 

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

Além disso, uma parte dos equipamentos adquiridos durante os hospitais de campanha foram redistribuídos na rede estadual e outra parte está com reserva. “Para que havendo crescimento de casos possamos abrir mais leitos”, explicou Florentino. 

Covid-19 no Piauí 

Os casos confirmados de covid-19 no estado somam 334.490 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam 7.275 casos e foram registrados em 223 municípios.

O Piauí está há 4 dias sem registrar óbitos pela Covid-19, segundo dados divulgados pela Sesapi na noite deste sábado (01).

Ontem, foram registrados 18 novos casos de Covid. Dos 18 casos confirmados 10 são de mulheres e 08 de homens com idades que variam de 08 a 72 anos. Devido à indisponibilidade do sistema E-SUS notifica, do Ministério da Saúde,  os casos positivos registrados no Piauí estão sendo divulgados parcialmente. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais