Cidadeverde.com

Profissionais da Saúde no Piauí são treinados para vacinação de crianças

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Profissionais da Saúde no Piauí estão sendo treinados para vacinação de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos de idade. A vacina será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação. Não será exigida prescrição médica e após a criança receber a vacina deve ficar em observação durante 20 minutos.

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o imunizante tem dosagem e composição diferentes do que é utilizado na dose para os maiores de 12 anos. 

Os representantes dos municípios foram informados também sobre o intervalo entre as duas doses. Segundo a coordenadora de imunização, Kássia Barros, o esquema vacinal prevê oito semanas de intervalo da primeira para a segunda dose. 

“Se a criança completar 12 anos no intervalo para tomar a segunda dose, mesmo assim tem que tomar a vacina da tampinha laranja, a vacina pediátrica”, diz a coordenadora.

A nota do Ministério da Saúde orienta ainda que o imunizante tem que ser mantido na temperatura de 2 a 8 graus centígrados e, uma vez retirada do congelador não pode ser novamente congelado. A vacina pode ficar até 10 semanas em geladeira e tem que ser aplicada até 12h após diluída, sendo importante anotar o dia e horário em que o frasco foi aberto. 

As embalagens com dez frascos podem levar até quatro horas para descongelar na temperatura de 2 a 8 graus ou 30 minutos em 30 graus. As agulhas para a aplicação devem ser de calibre 25x0,6.

No caso de comorbidades são consideradas cardiopatias crônicas, pneumopatia crônica, imunossuprimidos, doença renal crônica, asma, doenças hepáticas, síndrome de down e doenças neurológicas. 

As reações adversas observadas até agora são as comuns em todas as vacinas.

 

Com informações Sesapi
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais