Cidadeverde.com

Férias: areia da praia pode causar danos à saúde dos olhos; saiba como se proteger

Imprimir

Foto: Freepik




Janeiro é mês de férias escolares, por isso algumas famílias acabam escolhendo a época para aproveitar os dias de folga no litoral, afinal, férias e praia são uma combinação perfeita. Alguns cuidados como o uso de protetor solar, chapéus e óculos escuros com proteção contra raios UV são essenciais para uma viagem tranquila. Mas, também é preciso ter cuidado com areia nos olhos, pois além de um simples cisco pode causar danos à saúde ocular.
 
O oftalmologista César Vilar explica os cuidados iniciais para evitar problemas mais graves. “Quando cair areia nos olhos, a primeira medida é lavar abundantemente com água potável, para que consiga tirar a maior parte da sujeira. Colírios lubrificantes também auxiliam nessa primeira ação, já que ajudam na eliminação mais rápida desses fragmentos”, reforça o especialista.
 
Vilar também alerta sobre a importância de buscar um oftalmologista se o incômodo da areia nos olhos persistir. “Às vezes, esses grãos de areia ficam grudados em partes que não saem apenas com água e podem causar microlesões na superfície do olho. Por isso, é necessário fazer uma limpeza mais profunda que somente o oftalmologista pode realizar”, destaca.
 
A areia da praia pode também estar contaminada por algum esgoto da região e até fezes de animais, que podem causar problemas que vão além de irritações. “O contato de areia na superfície do olho pode provocar pequenos machucados na córnea, que servem como porta de entrada para bactérias. Pode então, acontecer uma úlcera de córnea (infecção), que no pior cenário pode causar a perda do olho”, alerta o oftalmologista.
 
Foi o que aconteceu com a servidora pública, Marilene Feitosa, que ao coçar o olho, causou danos. “Ao sentir o incômodo no olho, por impulso comecei a coçar. Com isso acabou arranhando a superfície do olho. Precisei ficar uma semana com o olho fechado com a ajuda de um tapa olho para poder cicatrizar e depois fiz uso de um colírio por orientação médica”, ressalta a servidora.
 
Qualquer tipo de desconforto nos olhos pode estragar as tão sonhadas férias, por isso, para ter uma viagem tranquila com relação à saúde ocular, algumas dicas são essenciais:
 
- Não coçar os olhos em caso de areia ou corpo estranho. Além de poder machucar a córnea, nem sempre as mãos estão limpas e pode piorar a situação causando uma irritação mais grave;

- Ao perceber areia nos olhos é importante lavar com água limpa;

- Usar chapéus e óculos escuros com proteção contra raios UV ajudam impedir a entrada de areia;

- Evitar lugares que a areia possa ter contato com esgotos e fezes de animais;

- E sempre buscar um oftalmologista em casos de incômodo nos olhos. Só o especialista poderá avaliar a situação e realizar o tratamento mais adequado para cada caso;

 

Acompanhe as atualizações de saúde também no instagram @vidasaudavelnacv

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais