Cidadeverde.com
Geral

Sindicato dos bancários denuncia surto de Covid-19 em agências

Imprimir

Foto: Ascom Sindicato dos Bancários do Piauí


Manifestação em frente a agência do Banco do Brasil no Centro de Teresina

A diretoria do Sindicato dos Bancários do Piauí protocolou dois ofícios junto à Vigilância Sanitária Estadual denunciando a omissão de gerentes de bancos, após o surto de Covid-19 em agências bancárias em Teresina. De acordo com o sindicato, protocolos básicos, como sanitização, não estariam sendo cumpridos depois que funcionários testaram positivos para Covid-19. Por conta disso, bancários pararam atividades por 2 horas em Teresina nesta quinta-feira (27). 

Em um dos ofícios que o Cidadeverde.com teve acesso, direcionado à diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí, o Sindicato dos Bancários do Piauí informou que dezenas de funcionários estão contaminados pelo novo coronavírus e os bancos não seguem os protocolos necessários. 

"[...] Após a detecção de 5 casos positivos para Covid-19 em uma agência do Banco do Brasil e 18 afastados (14 casos positivo para Covid-19 e 4 com suspeita da doença) em uma agência da Caixa Econômica Federal as mesmas não fecharam para sanitização, demonstrando risco potencial de contaminação de funcionários e clientes", diz trecho do ofício. 

Por conta disso, no Piauí, nesta quinta-feira (27/01), bancários em várias cidades do estado realizaram uma manifestação após o surto de Covid-19. As agências tiveram retardamento no horário de funcionamento de 2 horas. Foram registrados movimentos em Valença do Piauí, Parnaíba e Teresina. 

As agências citadas na denúncia que o Sindicato solicitou fiscalização são: agência Heróis do Jenipapo, do Banco do Brasil,  e agência Conselheiro Saraiva, da Caixa Econômica Federal.

O que dizem os bancos 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a comunicação das agências bancárias citadas, mas até o fechamento desta matéria apenas a Caixa se manifestou. O banco garantiu que a denúncia não é verdadeira.

"A denúncia não é verdadeira. A CAIXA informa que a Agência Conselheiro Saraiva passou por higienizações completas após identificação de casos de Covid. O banco cumpre rigorosamente todos os protocolos referentes à Covid-19. A unidade está aberta ao público, com funcionamento normal, das 10h às 16h. 

A CAIXA atua para prevenir e cuidar da saúde e segurança dos seus empregados, colaboradores e clientes. O banco adota todas as medidas preventivas e sanitárias estabelecidas pelas autoridades competentes, priorizando o controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19. 

Os empregados que apresentam teste positivo são imediatamente afastados e demais membros da equipe são monitorados. A Agência Cons. Saraiva tem recebido reforço de efetivo para garantir a continuidade do atendimento".

Nataniel Lima
[email protected] 

Imprimir