Cidadeverde.com

PM afasta soldado acusado de matar idoso, ameaçar policiais e atirar em vítima

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O coronel Lindomar Castilho, comandante da Polícia Militar do Piauí, determinou o afastamento do soldado Gerson Ferreira Ponte, que é acusado de matar um idoso, ameaçar policiais e atirar em uma vítima. 

Em janeiro do ano passado, o soldado é apontado como autor dos três disparos que matou o idoso Antônio Francisco Alves da Silva, de 65 anos. A decisão foi publicada no dia 1º de fevereiro, no Diário Oficial do Estado.

O afastamento do soldado foi determinado após ser aberto um processo disciplinar em que ele é alvo de três casos envolvendo crime de transgressões graves.

O primeiro analisado pela Comissão Processante da Polícia Militar foi o ocorrido no dia 22 de setembro de 2018, no bairro Renascença, na Zona Sudeste de Teresina, quando ele estava de folga e fez um disparo de arma de fogo contra uma pessoa, que ficou ferida. Segundo a investigação, o soldado teria tentado fazer uma testemunha mudar a sua versão sobre o que aconteceu. Nesse caso ele foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio tentado.

O segundo caso foi registrado no dia 10 de abril de 2020, quando ele estava em um clube na localidade Carvão, no município de Curimatá, e teria proferido ameaças e feito xingamentos contra policiais que estavam cumprindo decreto de medidas sanitárias.  Gerson Ferreira foi preso em flagrante devido a sua conduta.

A Comissão Processante também analisou o envolvimento do soldado no assassinato do idoso Antônio Francisco, no dia 6 de janeiro de 2021, ocorrido em um bar no bairro Novo Horizonte, na Zona Sudeste de Teresina. Gerson é acusado de realizar oito disparos contra o idoso após uma discussão. A vítima acabou morrendo no dia 10 de janeiro no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

No relatório final, a comissão acabou se manifestando pela permanência do soldado na Polícia Militar, com a aplicação de uma punição, mas o comandante Lindomar Castilho discordou do posicionamento e julgou procedente as acusações, determinando o afastamento de Gerson Ferreira Ponte da PM.

Na decisão, o coronel Lindomar Castilho destacou que não se pode aceitar esse tipo de comportamento na corporação.

“Não se pode minimizar dentro das diretrizes legais seguidos pela briosa Polícia Militar do Piauí, qualquer ato formalmente demonstrado na esfera criminal como precursor de possível crime, e que reflete de maneira independente na esfera administrativa, quando estas condutas vão de encontro do próprio espírito legal adotado pela corporação da PM e que também a sociedade não admite de seus servidores”, afirmou o coronel na decisão.

Gerson Ferreira ainda pode recorrer da decisão referente ao seu afastamento. Ele ainda responde na Justiça pelo homicídio tentado ocorrido em 2018 e pelo homicídio do idoso ocorrido em 2021. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais