Cidadeverde.com

Atividade física sem acompanhamento pode ser perigosa para a saúde

Imprimir

Foto: Pixabay




Atividade física sem acompanhamento profissional pode ser perigosa para a saúde. Início de ano e a promessa da maioria das pessoas é dar largada ou recomeçar a prática de exercícios físicos. Após uma grande pausa, o funcionamento do corpo, naturalmente, acaba mudando. E para que os exercícios tragam resultados e não acabem causando danos à saúde é importante a realização de consultas prévias e o acompanhamento profissional durante a prática esportiva. 

Segundo a cardiologista Claudia Guarino, as doenças cardiovasculares são ainda uma das principais causas de morte no mundo. “Anualmente, mais de 300 mil brasileiros morrem de morte súbita, sendo esta uma das principais causas de morte cardiovascular. Infelizmente, nós sabemos que a maioria dessas mortes poderiam ter sido evitadas, se as vítimas tivessem um acompanhamento cardiovascular”, explica. 
 
“Então, se você está pensando em iniciar uma atividade física, seja leve, moderada ou intensa e, se principalmente se tratar de uma modalidade competitiva, procure seu médico antes de realizá-la. Se você tem algum fator de risco como hipertensão, diabetes, sobrepeso ou um histórico familiar com alguma doença cardiovascular, isso se faz extremamente necessário”, completa a especialista.
 
Outro profissional importante na retomada dos exercícios físicos é o educador físico. Independentemente da intensidade dos treinos que se praticava, é necessário um novo período de adaptação para, só assim, alcançar os resultados anteriores. Caso esse tempo não seja respeitado de maneira correta, lesões poderão ocorrer e prolongar aquele “tempo de molho”. Por isso, antes de recomeçar, é preciso seguir algumas regras e cuidados importantes.
 
O educador físico Patrick Barreto listou cinco dicas importantes para retornar de forma segura às atividades físicas. “Antes de qualquer coisa, não adianta querer recuperar o tempo perdido o mais rápido possível. A maioria das pessoas faz isso e os prejuízos são grandes”, alerta o profissional.
  

Dicas para retornar às atividades físicas
 
VISITE UM MÉDICO: independente do objetivo, antes de começar ou recomeçar, o primeiro passo é fazer um check-up preventivo. Com uma avaliação médica é possível saber qual o nível de condicionamento físico e, a partir dessa informação, procurar a atividade mais adequada.
 
ALONGUE-SE: o alongamento é fundamental para evitar lesões e maximizar o desempenho. “Após longos períodos de inatividade, os músculos ficam retraídos. Alongar-se de 10 a 15 minutos antes e depois do treino é uma ótima maneira de soltar a musculatura”, reforça Barreto.
 
VÁ COM CALMA: restabelecer os exercícios gradativamente evita lesões de vários tipos. Fazer exercícios mais curtos ou correr uma distância menor. “Independente do tempo em que ficou parado, seja uma semana ou um mês, a melhor estratégia é treinar de forma gradual. Desta maneira, os resultados são melhores e mais eficazes”, orienta Patrick Barreto.
 
CUIDE DA DIETA: a ingestão adequada de calorias é fundamental para reparar e dar combustível aos músculos. Se exercitar sem comer ou não se alimentar direito, são os principais fatores que atrapalham na hora de ver os resultados.
 
DESCANSE: tão importante quanto um bom treino é o período de descanso, dimensionando um tempo a ser respeitado para que um novo treino possa ser iniciado. Os benefícios do treino não ocorrem durante sua realização, mas, sim, ao seu término.



Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais