Cidadeverde.com

Variante Ômicron circula no Piauí e eleva casos de Covid-19, revela Sesapi

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, nesta quinta-feira (3), os cinco primeiros casos oficiais da ômicron no Piauí, todos em pacientes de Teresina. A pasta também alertou a população para o risco da predominância desta nova versão da Covid-19 em todo o estado.

A detecção da variante aconteceu após exames de sequenciamento genômico, que agora passam a ser realizados pelo pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI) e validados pelo Ministério da Saúde através da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB).

"Isso fez parte de um treinamento, em que o CGLAB está descentralizando o sequenciamento genético para todos os Lacens [...] toda a transmissão está se mostrando de forma rápida, muito característico do que está acontecendo em todo mundo e em todo o Brasil", explicou Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios.

Na quarta-feira (2) o professor Emídio Matos, pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI), já alertava para o risco da "interiorização" da ômicron no estado, durante entrevista ao Jornal do Piauí.

Ontem (2) o Comitê Científico do Consórcio do Nordeste também também emitiu uma recomendação para que os estados e municípios cancelem os feriados de carnaval e proíbam festas privadas que podem gerar aglomerações, como forma de conter o avanço da Covid-19, através da variante ômicron, a mais transmissíveis das cepas. 

Diante deste novo contexto de expansão da Covid-19 e sua nova variante, a Sesapi reforça a necessidade da população continuar seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, fazendo o uso de máscara e higienização das mãos, além de se vacinarem, reduzindo o risco de complicações e hospitalizações pela doença.

"Existem as variantes A, B, C, D, E e F, mas o que temos que fazer é manter todas as medidas que até agora estamos fazendo, medidas essas que são protetivas para que a gente consiga garantir a prevenção contra a doença [...] o que está mostrando no Piauí e no mundo é que a variante está acontecendo mas os casos acontecem de caso leve, e os números de óbitos, queríamos não ter nenhum, mas estão acontecendo em menor número", concluiu Guimarães.

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

Breno Moreno (Com informações da Sesapi)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais