Cidadeverde.com

UFPI iniciará testagem de comunidade acadêmica na segunda-feira (7)

Imprimir

Foto: Divulgação/UFPI

Após receber 1.500 testes de Covid-19 da Secretaria de Estadual de Saúde (Sesapi) nesta sexta-feira (4), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou iniciará a testagem de técnico-administrativos, professores e alunos que retornarão às atividades presenciais  na próxima segunda-feira (7), data prevista para o início do ano letivo da instituição.

Em Teresina, parte dos testes foram encaminhados ao Hospital Universitário (HU-UFPI), para ampliar a testagem deste público acadêmico, previsto no “Protocolo Geral de Biossegurança para Retomada de Atividades Presenciais na UFPI”. A expectativa é que os campi de Floriano, Picos e Bom Jesus também recebam testes.

Segundo determinado pelo protocolo, as unidades devem solicitar a testagem aos centros de ensino, que encaminharão a relação com os nomes de alunos e servidores que serão testados. “[...] encaminhará os solicitantes, dentro das normas de segurança e exigência da ciência, observando tudo para que os nossos alunos, professores ou técnicos com sintomas possam ser testados no HU”, explicou Gildásio Guedes, reitor da UFPI.

No HU-UFPI, a testagem acontecerá das 10h30 às 15h00. “Estamos colocando o nosso setor de laboratório à disposição da Universidade para fazer a testagem de alunos, professores e técnicos, quando houver necessidade”, informou Eleonora Parentes Sampaio, gerente administrativa do hospital.

Passaporte da vacina

Recentemente a UFPI voltou atrás e passou a exigir o certificado de imunização contra a Covid-19 na retomada gradual das atividades presenciais da instituição. A atualização do protocolo, aprovado no mês passado pelo Conselho Universitário (Consun), foi apresentada nesta segunda-feira (31), durante reunião do Comitê Gestor de Crise (CGC) da universidade.

Breno Moreno (Com informações da UFPI)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais