Cidadeverde.com

Tirar a cutícula em excesso pode aumentar as chances de infecção; entenda

Imprimir


Foto: Freepik




Nos últimos anos, assuntos relacionados às unhas ganharam ainda mais destaque por aqueles que se interessam por moda e beleza.  Unhas de gel, encapsuladas, stiletto, decoradas, tie dye e tantas outras denominações demonstram as infinitas possibilidades de decoração que estão em alta. Apesar de fazer as unhas já ser um costume e algo corriqueiro no Brasil, é importante atentar-se a algumas práticas que podem prejudicar a saúde destas importantes células que têm a função de proteger os dedos das mãos e dos pés

A extração em excesso das cutículas, por exemplo, pode se tornar uma porta de entrada para sujeira, trazendo sérios problemas que podem evoluir e causar uma infecção na região. "A cutícula é uma barreira protetora natural que impede a entrada de fungos, bactérias e vírus. Sua função é proteger as unhas desses agentes externos para manter a saúde das unhas", afirma a médica dermatologista Yara Caetano.

Dentre os fungos que podem atingir as unhas, estão aqueles que se alimentam da queratina e que causam a micose. Para solucionar esse problema que traz uma série de incômodos para as pessoas, a dermatologista orienta: "Para identificar a presença de micose nas unhas, é necessário prestar atenção nos seguintes sinais: descolamento, aspecto amarelado ou esbranquiçado, unhas mais espessas e ocas, escurecidas e até doloridas", disse.

Portanto, para evitar que isso ocorra, além de manter as unhas limpas e bem cortadas, é importante não tirar as cutículas com muita frequência. A médica também reforça que não é necessário tirar as cutículas frequentemente, basta mantê-las hidratadas. 

"O ideal é sempre hidratar a região ao invés de tirá-las com alicate, que pode causar traumas na pele ao redor das unhas. Uma dica importante é que o uso de espátulas que ajudam a 'empurrar' a cutícula, pode ser uma alternativa interessante", aconselha a Dra. Yara Caetano.

Por outro lado, para quem já está com micose de unha, a avaliação de um dermatologista para a indicação de um tratamento adequado para combater rapidamente o problema, é indispensável. 

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 

Da Redação com informações do Estadão Conteúdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais