Cidadeverde.com

Covid: 29% dos testes feitos no Lacen em janeiro deram positivo, diz Sesapi

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

Pouco mais de 29% dos 21.781 mil testes Covid-19 realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) no último mês de janeiro foram positivos para a doença. O dado foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nesta terça-feira (8), que alertou para o aumento de 7,3% na taxa de positividade dos testes na  6ª semana epidemiológica de 2022.

O Lance-PI ainda registrou um aumento de quase 196% em comparação com o mês anterior, quando foram feitos 11.127 mil exames. Em todo o ano de 2021, foram processados 265.132 testes, 132.221 a mais em relação ao ano de 2020, quando foram feitos 132.911 testes Covid. 

De acordo com o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, as amostras para detectar o novo coronavírus devem ser coletadas preferencialmente, entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas. “O teste rápido  (TR-Ag) também confirma a Covid, mas o padrão ouro continua sendo o RT-PCR, que coleta secreções respiratórias que mostram material genético do vírus e é possível confirmar se o paciente está ou não infectado”, diz. 

O Lacen está funcionando de domingo a domingo, nos três turnos, para recebimento e processamento das amostras. As ações do laboratório vão além do diagnóstico laboratorial, incluindo ainda a vigilância genômica das variantes em circulação em todo o Estado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais