Cidadeverde.com

Crianças ansiosas: saiba como ajudar os pequenos no primeiro mês de aula

Imprimir

Foto: Freepik




O retorno das aulas pode ser motivo de muita ansiedade tanto para as crianças quanto para os pais, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19. Depois da experiência das aulas virtuais e dois meses em casa de férias, voltar a ter contato com os amigos e professores pode gerar estresse e deixar esse início de ano mais tenso. E, por isso, é necessário ficar atento aos sintomas para evitar que fiquem fora de controle.

Segundo o narturopata Daniel Alan Costa, esse sentimento pode ser paralisante e atrapalhar o dia a dia. Por isso, deve ser observado bem de perto por pais e responsáveis em casa e por professores e profissionais na escola. “O excesso de preocupação com qualquer área da vida ou o medo exagerado por qualquer motivo pode ser um sinal de que o corpo precisa de ajuda para equilibrar essas emoções”, afirma o especialista.
 

Dentro da Naturopatia existem várias terapias integrativas que podem ajudar a controlar esses sintomas.

*Cromoterapia

Cor azul: essa cor atua como um grande calmante podendo ser utilizada em casos agudos como dor, inflamações, alergias inclusive as de pele. Atua nos casos de stress, estafa, convalescença, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, insônia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade e agitação.


*Aromaterapia

Na aromaterapia tem o óleo de Lavanda e Camomila que, além de auxiliar na falta de concentração, alivia a ansiedade em condições relacionadas ao estresse.

“As propriedades harmonizadoras dos óleos essenciais vão oferecer um equilíbrio físico, mental e emocional duradouros aos alunos ou candidatos, por exemplo, extremamente importante no momento da prova. Mas é importante lembrar que os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele. Nesse caso, a sugestão é o de inalar o aroma profundamente diretamente do vidro ou utilizar os colares aromatizadores individuais. Imediatamente já haverá estímulos das partes do cérebro relativas a memória e emoção”, explica Daniel Alan Costa.


*Fitoterapia

Com propriedades calmantes, para ajudar na ansiedade e a dormir bem, alguns chás são recomendados: Passiflora, Camomila, Mulungu, Valeriana e Macela.

- Limão, camomila e cidreira 

1 xícara de açúcar mascavo (200 g) 
Casca de 4 limões, camomila (2 g) e erva cidreira (2 g)
1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope. 
Indicações: Excelente efeito de modulação do humor, calmante, anti-hipertensivo. Tomar 2 vezes ao dia por 15 dias.


- Limão, passiflora (folhas do maracujá) e mulungu

1 xícara de açúcar mascavo (200 g) 
Casca de 4 limões, passiflora (2 g) e mulungu (2 g)
1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope. 
Indicações: Calmante, relaxante muscular, insônia, depressão, ansiedade. Tomar 3 vezes ao dia por 30 dias.


*Meditação

A meditação promove a melhoria do autocontrole, como uma forma de equilíbrio da mente. Manter o foco no momento presente faz com que a pessoa de fato vivencie e experimente de forma profunda os eventos do dia a dia e isto faz total diferença. “O desequilíbrio nesta área pode gerar dois tipos de problemas: viver projetando ações, o que gera quadros intensos de ansiedade e leva ao sofrimento, ou mergulhar no passado, o que gera angústias, tristeza, culpa, dor”, enfatiza o naturopata.

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv



Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais