Cidadeverde.com

Piauí Conectado registra 1 milhão de acessos por meio de rede gratuita

Imprimir

Foto: Ascom/Piauí Conectado

A PPP Piauí Conectado atingiu a marca de um milhão de acessos. Além da estrutura tecnológica implantada nos órgãos governamentais do estado, a PPP disponibiliza internet livre nos principais espaços públicos dos municípios piauienses. 

Até o momento, a internet já está presente em 100 municípios. Ao todo, serão cerca de 400 pontos de internet, disponíveis em todas as regiões do estado para milhões de piauienses.  

Morador da cidade de Altos, Oscar Oliveira Neto é motorista e frequentador da Praça São José dos Altos, onde há um PAP instalado. “Muito boa a iniciativa da Piauí Conectado porque às vezes os dados móveis do telefone acabam e você precisa receber e enviar mensagens. A internet é boa, a velocidade é muito rápida”, elogia. 

De acordo com o diretor de Operações da Piauí Conectado, Leonardo Chagas, a rede está disponível 24 horas por dia com capacidade de 40 mbps. Para oferecer uma melhor experiência de conexão, os pontos de internet contam com a tecnologia Wi-Fi 6, que oferece quatro vezes mais largura de banda, possibilitando a conexão de vários dispositivos em uma mesma rede, sem perder o desempenho. 

“Além da construção, operação e manutenção dessa ampla infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública, o Projeto Piauí Conectado também oferta internet gratuita para toda a população piauiense, em pontos estratégicos das cidades. Com isso, estamos transformando o Piauí em um dos estados mais conectados do Brasil”, afirma. 

A estudante Ana Karoline Silva, aluna da Unidade Escolar Prof. Maria de Lourdes Rebelo, no bairro de Fátima, sempre utiliza a internet para fazer pesquisas, acessar as redes sociais e se comunicar com os familiares, enquanto espera o ônibus na Praça Nossa Senhora de Fátima, na zona leste de Teresina. “Eu venho para a praça todos os dias e uso bastante a internet enquanto espero o ônibus. É muito importante termos acesso à internet. Aqui é um ponto bastante movimentado e acredito que nem todos possuem internet no celular. Com a internet gratuita acessamos com mais facilidade”, explica. 

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), Antônio Torres, esclarece que o objetivo é democratizar o acesso à internet. “O papel da Piauí Conectado é disponibilizar para população um meio para que ela possa fazer uso da rede. O projeto chegou às cidades do interior, em que o acesso era muito difícil e hoje não existe mais esse problema. A intenção é continuar ampliando os serviços”, frisa. 

Para a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, este é mais um grande marco alcançado com a PPP, que é a primeira de telecomunicações do país. “Um milhão de acessos pelo Wi-Fi gratuito da Piauí Conectado. Esse número é a comprovação da qualidade do serviço. O Piauí tem a internet mais veloz do Brasil e é o estado mais preparado para receber a tecnologia 5G. Isso é fruto de um trabalho sério que leva rede de fibra óptica e pontos de internet com Wi-Fi livre e gratuito para vários espaços públicos espalhadas por todo o Piauí. Nunca na história desse estado se viu tantas cidades conectadas com internet de qualidade e gratuita”, aponta. 

Como acessar a rede gratuita da Piauí Conectado 

Para ter acesso à internet gratuita da Piauí Conectado, habilite o Wi-Fi no seu dispositivo (celular, tablet ou computador) para procurar rede “Piauí Conect – Wifi Livre”.  Após encontrá-la, preencha o formulário com seus dados e clique em “aceitar” para concordar com os termos e condições de uso. Caso não consiga conectar à rede, acesse as configurações do seu dispositivo, procure por Wi-Fi e clique em “Piauí Conect – Wifi Livre”. Em seguida, clique em “esquecer” e repita o processo de acesso do início.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais