Cidadeverde.com

Confira exercícios que fortalecem o pulmão e melhoram a capacidade respiratória; assista

Imprimir



 

Síndromes gripais como Covid-19 ou Influenza, pneumonia, crise asmática, rinite ou inflamação pulmonar são alguns dos transtornos respiratórios presentes no nosso dia a dia. Elas acendem o sinal de alerta para a importância de estimular o sistema respiratório para o bom funcionamento dos pulmões.

Segundo o especialista em fisioterapia respiratória Marcel Furtado, assim como outras musculaturas do organismo, a musculatura respiratória também deve ser treinada para suportar doenças e melhorar a qualidade de vida. Ele deu algumas dicas importantes para manter o pulmão em pleno funcionamento. (assista no vídeo acima)

Ainda de acordo com o especialista, treinar os pulmões de maneira correta vai trazer benefícios definitivos.

"O ideal é que você treine alimentado e com a roupa adequada, além de adotar uma postura que pode ser o que te deixa melhor: sentado, em pé ou deitado. Como são exercícios pouco utilizados pelo ser humano, o ideal é começar sentado até para prevenir algum tipo de reação do organismo como uma tontura, por exemplo. Mas se isso acontecer, não precisa se precoupar porque o organismo em repouso consegue se recuperar de forma bem rápida", contou.

 

CONFIRA ALGUNS EXERCÍCIOS:

- Exercício 1: Respirações diafragmáticas

Como fazer: com a postura sentada e ereta, coloque as mãos em frente a barriga, encha o peito de ar (capacidade máxima), até que a sua mão seja empurrada para frente com a força do abdomen. Você vai encher o peito de ar e depois soltar. Repita esse exercício de 5 a 10 vezes. Indicação: uma a duas vezes por dia.


- Exercício 2: Inspirações fracionandas:

Como fazer: Inspire duas vezes e solte o ar em quatro tempos. Ao soltar o ar esvazie todo o pulmão, para facilitar que todo o ar saia. Faça um bico com os lábios.


- Exercício 3: Inspirações sustentadas

Como fazer: Inspire o ar o máximo que conseguir. Ao chegar na capacidade máxima, prenda a respiração por 5 segundos. E, em seguida, solte lentamente o ar do pulmão. Se esses 5 segundos forem fáceis, você pode aumentar para 15 ou 20 segundos.


O especialista disse ainda que o ideal é iniciar os exercícios com intensidades baixas. "Vá aumentando as cargas de acordo com o que o seu organismo aguentar. Com uma frequência de treinamento diária, eles vão trazer resultados benéficos ao longo dos dias. Com o tempo, se houver a necessidade, o seu organismo vai estar bem mais preparadao, adaptado, sua musculatura mais treinada e com capacidade pulmonar total", explicou Marcel Furtado.

 

 Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv
 


Jaqueliny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais