Cidadeverde.com

Síndrome de burnout: Saiba como identificar os primeiros sintomas e onde buscar tratamento

Imprimir

Foto: Pixabay




Já reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome de Burnout é a soma do desgaste físico e emocional dos trabalhadores. Pressão, metas irreais e trabalhar fora do horário são algumas das características que leva o corpo a "pifar".

Pesquisas apontam que o Brasil é o segundo país com maior número de pessoas afetadas, mas você sabe quais são os sinais de alerta? De acordo com especialistas, é necessário entender que a doença é uma forma específica de estresse que no país se tornou muito comum no relacionamento com clientes e colegas de trabalho.


Sintomas e tratamento

Quando ir ao escritório se torna uma tarefa angustiante e que desperta até sensações físicas, como tremor, coração acelerado, é hora de reavaliar a relação de trabalho. Segundo o psicólogo Cláudio Melo, os principais sintomas são:

- Ansiedade generalizada, que no início estão exclusivamente ligadas às questões do trabalho, mas que depois acabam impactando também a vida pessoal;

- Sintomas depressivos, como desânimo, negatividade;

- Perda da capacidade para o trabalho, inclusive dificuldades com tarefas que o profissional costumava desempenhar com destreza;

- Dificuldades no sono, seja insónia ou uma excessiva vontade de dormir.


“Do lado do colaborador é importante ficar atento aos seus limites, se o trabalho está causando algum tipo de mudança significativa em seus afetos e humor, se essas mudanças estão se estendendo também para outras áreas de sua vida e até prejudicando sua rotina, rendimento profissional e pessoal. Caso isso esteja ocorrendo, busque apoio no setor de RH da empresa ou de um psicólogo que possa diagnosticar qual a real fonte de sofrimento, levando em consideração que existem muitos transtornos mentais que podem vir disfarçados de problemas no trabalho”, explicou.



Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais