Cidadeverde.com

Com estoque comprometido, Hemopi lança 'bloquinho' para aumentar doadores

Imprimir

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está com uma campanha que visa aumentar o banco de sangue durante o período de Carnaval.  De 23 a 26 de fevereiro ocorre o Bloquinho do Bem que vai contar com atrações artísticas para receber os doadores. Jurandir Martins Filho, diretor geral do órgão, pontua que, no momento, há uma demanda crescente com a reativação de serviços na rede hospitalar e o estoque já está comprometido.

"O nosso estoque é insuficiente para acompanhar toda a demanda hospitalar. Infelizmente, a gente registra algumas pendências na liberação de sangue para alguns hospitais, sobretudo nas cirurgias eletivas, pois estamos em um momento de prioridade. A gente espera que possamos ultrapassar logo essa situação", reitera o diretor geral do Hemopi. 

Ele relembra que o doador precisa estar saudável e explica que  quem teve Covid-19 ou gripe, por exemplo, deve esperar o intervalo de dez dias após o período de quarentena. 

"Se você foi vacinado também pode doar sangue. Quem recebeu Coronavac deve esperar dois dias após a vacina e para as demais marcas, o intervalo é de sete dias. Perante a ciência, não há evidências de transmissão do coronavírus durante uma transfusão de sangue. Doar é um sangue seguro", reforça o diretor do órgão. 

Em Teresina, o Hemopi funciona de segunda a sábado, de 7h15 às 18h, inclusive durante feriados, sem fechar para o almoço. Os centros em Parnaíba, Picos e Floriano abrem de  segunda à sexta, das 8h às 17h.

"Historicamente, todo período de Carnaval, a gente busca sensibilizar a população, sobretudo os doadores de sangue. Para este ano, sabendo que ainda estamos na pandemia, vamos comemorar o Carnaval de maneira simbólica. A ideia maior é de sensibilização. É um bloquinho do bem e acima de tudo da solidariedade", destaca Jurandir Martins Filho, diretor geral do órgão. 


QUEM PODE DOAR?

- Ter entre 16 (termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, com xerox da identidade) e 69 anos;

- Pesar a partir de 50 kg;

- Estar saudável e alimentado;

- Apresentar documento oficial com foto.


Com informações Jornal do Piauí
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais