Cidadeverde.com

Confira 5 dicas para fortalecer a imunidade e reduzir o risco de doenças

Imprimir



Foto: Freepik




Após o surgimento pandemia, nunca foi tão importante manter o sistema imunológico fortalecido. No mundo inteiro, o novo Coronavírus acendeu o alerta para que mais pessoas busquem uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios físicos.

Se por um lado é impossível evitar que o organismo seja exposto a uma grande variedade de vírus e bactérias, por outro é possível valer do conhecimento científico e implementar atitudes que ajudem na eficácia do sistema de defesa.

Por isso, confira cinco dicas para cultivar a saúde e o bem-estar.
 

Aprenda a descansar e relaxar

O estresse pode desregular as respostas imunes inatas e adaptativas do seu organismo. Estudos mostram que hábitos relaxantes e boas noites de sono favorecem o organismo.
 

Consumo de proteínas

A carência de aminoácidos específicos prejudica a eficiência da função imunológica e aumenta a vulnerabilidade de doenças infecciosas. Portanto, faça a ingestão de alimentos ricos em proteínas encontradas no ovo, na soja, leite e nas amêndoas, por exemplo.


Dê atenção à vitamina D

Níveis suficientes de vitamina D desempenham um papel importante na função imunológica, além de auxiliar no equilíbrio da função metabólica. Busque ter uma exposição saudável ao sol: profissionais de saúde sugerem também a suplementação.


Inclua minerais na dieta

Boas indicações são o selênio e o zinco. O primeiro combate o estresse oxidativo, ajuda a defender o organismo, e está na castanha-do-Pará, em peixes e frutos do mar. Já o zinco promove a função imune e está presente em ostras, carne vermelha, peixes e sementes de abóbora.


Pratique atividades físicas

Elas são indispensáveis para a saúde metabólica, pré-requisito para o sistema imunológico. Estudos mostram que sessões de até 60 minutos por dia são ideais para manter a saúde equilibrada.

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv



Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais