Cidadeverde.com

Prefeitura envia novo projeto de reajuste linear de 16% para os professores

Imprimir


A Prefeitura de Teresina enviou para a Câmara Municipal projeto de lei que determina reajuste linear de 16% para os professores da rede municipal. O projeto foi enviado após categoria acampar em frente a Câmara contra o projeto inicial de piso salarial. 

O secretário municipal de Governo, André Lopes, informou que já foi protocolada e lida na Câmara Municipal a proposta de reajuste linear. 

O secretário ressaltou que o percentual do reajuste é proporcional à proposta escalonada e que foi enviada anteriormente pela administração municipal para que não venha a ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) do município. 

“Já  foi protocolada a proposta de reajuste e temos as duas alternativas a depender do diálogo vereadores e sindicados”, pontuou. 

O secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, explicou que a nova proposta de reajuste linear para os professores da rede municipal foi feita, após a reivindicação do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm) junto aos vereadores de Teresina. 

“Antes existia uma proposta de lei e na discussão que houve na Câmara ficou-se estabelecido que o reajuste deveria ser estabelecido em caráter linear para todos os professores e agora o gabinete do prefeito junto com o secretário de Governo devem estar elaborando uma nova proposta de lei, agora levando em consideração o aumento linear”, frisou. 

 

Clique e confira a íntegra da nova proposta

 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Sindicato questiona nova proposta 

O coordenador-geral do Sindserm, Sinésio Soares, pontuou que a nova proposta de aumento salarial foi apresentada, reajustando a remuneração da categoria em 16% de forma linear, não cumpre o que determina a lei federal, que fixou o salário da categoria em R$ 3.845,34. 

Segundo ele, o salário dos professores da base, ou seja, aqueles sem curso superior, não alcança o piso do Governo Federal com o reajuste de 16%. 

“Continua fora da lei, porque ao invés de fazer aquela coisa fora do escalonamento, onde ele daria R$ 4 mil, acima do piso nacional, mas para apenas sete pessoas, mas para os outros ele não dava e muita gente ficou de fora e a média era 13%. Agora, ele resolveu obedecer o estatuto municipal com a linearidade e nesse sentido respeitou e colocou só 16% e aquele que está na base não atinge o piso”, pontou. 

Segundo André Lopes, a Prefeitura de Teresina inseriu um mecanismo no projeto de lei que oferta uma gratificação para este grupo de professores, a fim de que alcance o piso. 

Relembre o caso 

Na última segunda-feira (14), Nouga Cardoso havia estado na Câmara Municipal para entregar uma proposta de lei com um piso que poderia chegar até 4,4 mil. 

O Sindserm, no entanto, realizou uma série de manifestações e cobrou que o aumento no salário dos servidores fosse linear. 

O presidente da Câmara, Jeová Alencar (MDB) chegou a confirmar ao portal Cidade Verde que a leitura do projeto ocorreria na terça-feira (15). 

Na data, a leitura foi adiada e vereadores e uma comissão do Sindicato tiveram uma reunião na qual foi deliberada a elaboração de uma nova proposta.

 

Flash Paula Sampaio 
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais