Cidadeverde.com

Sente dor no ciático? Problema pode ser confundido com dores musculares e coxas

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde




Quando apresentam-se sintomas como dor na perna, dor ao levantar ou a sensação que há um incômodo que puxa o nervo, é importante ir ao médico para uma investigação sobre a possibilidade de problemas no nervo ciático. Porém, também é muito comum confundir dores musculares, nas nádegas e na parte posterior da coxa com problemas no ciático.

“É importante realmente constatar se a dor é gerada pelo nervo ciático. Fazemos isso ao deitar o paciente em uma superfície plana e vagarosamente promovermos a elevação da perna”, detalha o médico ortopedista, Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Se ao elevar a perna, a dor sentida pelo paciente for igual a dor previamente percebida, provavelmente é gerada pelo nervo ciático. “A dor do nervo ciático pode ser por compressão na coluna lombar, pode ser por desgaste da coluna lombar ou uma inflamação do nervo e outras diversas razões”, detalhou o especialista.

A dor do ciático pode, inclusive, ser relacionada a outras áreas do corpo como o tornozelo, quando há a presença da síndrome do túnel do tarso, por exemplo. “O tratamento depende da gravidade de cada caso, por isso, qualquer incômodo originário da coluna ou que se irradie para a parte traseira da perna deve ser investigado por um médico especialista”, afirma Carvalho.

O ciático é o maior nervo do corpo humano e há fatores como excesso de peso, falta de exercício físico e passar muito tempo sentado que podem piorar ou promover o surgimento dos sintomas. “Por isso, é necessário conversar com o paciente sobre sua rotina e hábitos para que possamos identificar a causa e prevenir que o tratamento seja prejudicado por fatores externos”, pontua.



Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais