Cidadeverde.com

Mais transmissível e contagiosa: nova variante do HIV preocupa especialistas

Imprimir

Foto: Pixabay

 

Na Holanda, a descoberta de uma nova cepa do vírus HIV, que causa a AIDS, preocupa os especialistas no mundo todo. De acordo com um estudo publicado na revista Science, a variante denominada B HIV-1 (VB) é mais virulenta e desenvolve a doença no organismo de forma mais rápida. Na pesquisa, os infectados pela VB apresentaram, inicialmente, uma carga viral 3 a 5 vezes maior do que a comum e ainda tiveram uma queda significativa das células de defesa, chamadas de CD4.

Segundo o infectologista Nayro Ferreira, assim como o vírus mais comum, a nova cepa VB é preocupante. "Ela é mais contagiosa e a probabilidade de desenvolver a doença é bem mais grave. O HIV existe, está circulando em nosso meio e o aparecimento dessa nova cepa preocupa porque existe a probabilidade de voltarmos a ter uma elevação nos casos de HIV e AIDS no mundo", falou.

Assim como todo vírus sofre mutação, o HIV ao longo do tempo sofreu mudanças. Por isso, de acordo com o especialista, é fundamental que os pacientes sejam diagnosticados precocemente para que iniciem o tratamento.

"A população deve se preocupar não só com essa nova variante, mas com o HIV como um todo para que não cheguemos ao que aconteceu nos anos 80, que foi a pandemia do HIV. Portanto, após o estudo de genotipagem, é muito importante que os pacientes iniciem logo a carga de medicamentos", disse.

Quanto ao tratamento da doença, Nayro esclarece que não há mudanças no cenário atual. "O índice de sucesso no tratamento feito em pacientes com o tipo mais comum da doença é satisfatório, não muda. Vamos permanecer com o tratamento que se faz para as cepas selvagens, a não ser que essa nova cepa necessite de um estudo de genotipagem, onde mostre se ela é resistente ou a qual antiviral ela é sensível", contou.

Pesquisas ainda serão feitas para saber o que faz da VB ser mais prejudicial e transmissível, mas os estudiosos não consideram que a variante seja capaz de causar uma crise de saúde pública.
 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv

 

Jaqueliny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais