Cidadeverde.com

Décio Solano assume novamente presidência da Emgerpi

Imprimir

Foto:arquivo Cidadeverde.com


O advogado e ex-vereador de Teresina, Décio Solano, assumiu, novamente, a diretoria-presidencial da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) no lugar de Álina Menezes que estava à frente da pasta e continuará na empresa. A posse do novo gestor ocorreu por videoconferência e contou com a presença dos novos membros titulares do conselho de administração e da diretoria executiva da Emgerpi.

Em seu primeiro discurso, Décio Solano agradeceu a ex-presidente Álina Menezes pela competente gestão feita ao longo dos, quase, dois anos no cargo. “Quero agradecer a Álina Menezes pelo zelo, dedicação e carinho com que administrou a Emgerpi. Quando ela assumiu o cargo falei que aqui era um lugar maravilhoso para trabalhar, apesar das dificuldades que certamente iria encontrar como gestora. Não tenho dúvidas que encontro a casa muito mais organizada e isso se deve a sua reconhecida competência administrativa”.

“Estou feliz de poder voltar à Emgerpi. Quanto às novas metas buscarei focar na conclusão dos processos de licitação em andamento e procurar atender, ao máximo, as expectativas do governador Wellington Dias que, mais uma vez, confiou à minha pessoa a responsabilidade de conduzir a empresa. Assim como aconteceu na minha primeira gestão, volto a dizer que vou precisar do apoio, colaboração e empenho de todos que trabalham na empresa. É bom estar de volta”, completou Décio Solano.

A ex-diretora Álina Menezes falou que agradece “primeiramente a Deus pela saúde para poder conduzir a Emgerpi, me dedicando com afinco num momento tão difícil para todos. Minha gratidão ao governador Wellington Dias pela confiança e pela oportunidade concedida de presidir a empresa, bem como ao deputado Merlong Solano e ao amigo Décio Solano, que confiou meu nome para sucedê-lo, no momento que precisou se afastar, mas sempre apoiando meu trabalho nesse período. Receba minha eterna gratidão por essa experiência. Um feliz retorno e sucesso no novo mandato. Conte comigo sempre! Quero agradecer aos colaboradores da Emgerpi, em especial à equipe do gabinete, liderada pelo Emerson, assim como os diretores, Manoel e  Silvana, o chefe do jurídico, Rafael e os assessores dos setores, em especial a Brenda e Marina. Agradeço ao presidente do conselho de administração, Ricardo Pontes, pela paciência e colaboração na condução do nosso trabalho,  afinal, ninguém trabalha sozinho”

“Quanto a um balanço como presidente destaco a regularização de alguns imóveis da Emgerpi, definição do modelo de transferência patrimonial da carteira imobiliária para a ADH, atualmente gestora dos contratos de mutuários. Deixo vários processos instruídos para ser dado continuidade no processo de transferência, inclusive com a definição de parecer referencial debatido com a PGE para orientar os trabalhos. A Emgerpi fica com seus processos administrativos sendo gerados integralmente de forma virtual por meio do sistema SEI, que facilita o acesso das pessoas acompanham virtualmente suas demandas. Estruturamos o setor de compras da Emgerpi, o qual não existia quando assumimos e se tratava de uma demanda urgente internamente, tendo em vista a natureza jurídica da empresa e a mudança no regime de contratações instituído pela Lei 13.303/16. Deixo vários processos licitatórios em andamento, inclusive um pregão importante já em fase externa, destaque-se primeiro pregão eletrônico efetivamente realizado totalmente pela Emgerpi.”

“Destaco o avanço alcançado na implantação do novo sistema de folha de pagamento bem como na resolução do atendimento dos requisitos legais do E-social, ação desenvolvida graças a uma parceria profícua estabelecida pela competente equipe da diretoria de gestão de pessoas junto com a ATI, Seadprev e Vobs. Quero mencionar ainda a implantação do Plano de Acompanhamento Psicosocial, que tem como objetivo debater as questões de saúde mental dos empregados. Agradeço a equipe de comissão especial, criada pra tratar das demandas ligadas a pandemia e conduzida pela psicóloga Rita. Destaco os resultados que alcançamos na parte administrativa-financeira e contábil. Tenho a gratidão e a felicidade de entregar a empresa para o novo presidente com um excelente resultado para o exercício financeiro de 2021. Pela primeira vez, e ainda reduzindo em 32% o prejuízo acumulado da Emgerpi, em menos de dois anos de gestão.” finalizou Àlina Menezes.

Para o diretor administrativo, financeiro e contábil, Manoel Déde, “a gestão da Álina teve grande importância para o desenvolvimento técnico da Emgerpi. Através da sua experiência na área pública foi possível dar continuidade a gestão anterior e a realização de novas ações, além do aperfeiçoamento de outros projetos. Sua experiência como gestora teve importante papel para a correta e prudentes medidas que a empresa precisou adaptar para atravessar o atual cenário econômico, social e de crise sanitária. Agradeço Álina pela parceria e trabalhos, que com certeza deixam em nós grandes contribuições administrativas. Ao novo presidente o meu desejo é de boas-vindas e muita sorte neste retorno à Emgerpi”, disse Manoel Dedé.

A diretora de gestão de pessoas da Emgerpi, Silvana Saraiva, disse que “a gestão técnica da Álina Menezes teve grande relevância para os resultados da empresa. Defino como uma gestão de agregações positivas, transparência, confiabilidade, respeito, participação direta e efetiva nos processos. Deixa inspiração para os empregados, inovações, reorganização interna dos processos, aprimoramentos de infraestrutura física importante na DGP. Álina sempre preocupada com cenário pandêmico, com uma condução ética e equilibrada voltada o para o bem-estar dos colaboradores e a manutenção da funcionalidade da empresa. Expresso aqui minha admiração, respeito, reconhecimentos e gratidão pela sua gestão. Desejamos sucesso nas suas obtenções futuras”, falou.

Perfil do novo gestor

Décio Solano Nogueira é natural de Valença do Piauí, casado e pai de quatro filhos. É advogado formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com pós-graduação em Educação e Diretos Humanos.

Como advogado atuou na comissão Pastoral da Terra, em sindicatos de trabalhadores rurais e foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)- Seccional Piauí. É filiado ao Partido do Trabalhadores (PT) desde 1980.

Em 2014, foi candidato a vereador, assumindo cargo de suplência. Em 2008, foi eleito vereador de Teresina com mais de 4.400 votos.

Em 2018, Décio Solano foi condecorado com a medalha e diploma durante a solenidade “Prêmio Mérito Legislativo”, realizada pela Câmara Municipal de Teresina. O advogado recebeu a honraria por ter prestado trabalhos relevantes para o desenvolvimento de Teresina.

Na primeira gestão à frente da  presidência da Emgerpi (2018 -2020), Décio Solano trabalhou para atualizar o sistema de lotação de servidores e apresentou propostas para solucionar demandas de mutuários.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais