Cidadeverde.com

Teresina tem redução de 45% no número de síndromes gripais, diz COE

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A cidade de Teresina registrou na última semana uma redução de 45% no número de síndromes gripais, segundo dados do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

O dado é referente a uma comparação realizada entre a semana de 6 a 12 de fevereiro, com a última semana, de 13 a 18 de fevereiro. Segundo o COE, os dados também apresentam uma diminuição no número de internações por síndrome respiratória aguda grave nos hospitais de Teresina.

Já em relação à covid-19, também tem ocorrido uma queda na procura por testes RT-PCR, assim como tem sido registrada uma redução nos casos positivos, apesar de ainda estar em um número alto, informou o COE.

Apesar da redução, a Fundação Municipal de Saúde destacou a necessidade de manutenção dos cuidados necessários para que continue a queda nos casos durante a pandemia.

“Mesmo com os números em queda chamamos atenção sobre a necessidade de se manter os protocolos apesar da vacina em estágio avançado. Pedimos que todos usem máscara facial, evitem aglomeração e façam a limpeza das mãos com frequência”, afirmou o infectologista e coordenador médico do COE da FMS Teresina, Walfrido Salmito.

Covid x vacina

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) junto aos hospitais da rede estadual indicou que 43% das pessoas internadas com covid-19, tomaram apenas a primeira dose da vacina.

Com as duas doses de vacina, o número cai para 38% e já os internados com a dose de reforço, somam apenas 14%. 

Até o momento, apenas 29,65% da população tomou a dose de reforço e 457.648 piauienses a partir de 18 anos não compareceram aos postos para tomar a terceira dose da vacina.

 

Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais