Cidadeverde.com

Sistema para emissão digital de documentos e registro de imóveis entra em vigor no Piauí

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

No Estado do Piauí já é possível fazer a emissão eletrônica de documentos de registro de imóveis, informou o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

A emissão é realizada pelo Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC), por meio do Operador Nacional de Registro de Imóveis, onde os usuários cadastrados poderão emitir eletronicamente documentos como certidões de registro de imóveis.

O vice-corregedor geral do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Joaquim Santana, afirmou que esse novo sistema vai ajudar no trabalho que é realizado nos cartórios extrajudiciais e na própria corregedoria.

“Os serviços notariais e registrais estão se modernizando; a ativação desta central irá facilitar e melhorar a prestação dos serviços de registro de imóveis, de modo que o desenvolvimento, a inovação e a inclusão de tecnologias interligadas ao nosso trabalho possibilitarão uma maior eficiência do serviço extrajudicial”, afirmou o desembargador.

No Piauí vai ser possível emitir uma Certidão Eletrônica, onde o usuário pode solicitar certidões aos cartórios sobre registro de imóveis. Também será possível fazer um e-protocolo, que permite ao usuário efetuar protocolo de documentos eletrônicos aos cartórios de registro de imóveis.

O novo serviço

O SAEC foi lançado em setembro de 2021 pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e permite o atendimento virtual por todos os cartórios de registro de imóveis pela internet, recebendo as demandas de qualquer lugar do país e encaminhando elas para os cartórios específicos.

Esse sistema funciona por meio do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis, onde todos os registros de imóveis do país estão vinculados, e possibilita que corregedorias de Justiça dos estados, bem como a própria Corregedoria Nacional de Justiça, acompanhem a eficiência das serventias e realizem inspeções remotas. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais