Cidadeverde.com

TJ recorre ao CNJ para agilizar concurso dos cartórios após Cespe/UnB pedir 150 dias

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) recorreu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para agilizar a conclusão do concurso dos cartórios no Piauí. A manifestação do órgão ocorre após a banca organizadora, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), solicitar um prazo de até 150 dias para dar andamento ao certame realizado há quase nove anos e ainda sem homologação do resultado final. 

"Em relação ao prazo solicitado Cespe/UnB, o TJ-PI, por meio da comissão organizadora, vem buscando soluções para conclusão do certame, inclusive com a emissão de ofícios para diminuição do prazo de 150 dias solicitado pela banca [...] mediante a resposta da Cespe/UnB, o TJ-PI solicitou auxílio ao CNJ auxílio para agilizar o processo licitatório do concurso", informou a assessoria do TJ-PI. 

Nesta semana, a defesa dos candidatos aprovados no concurso dos cartórios no Piauí também acionou o CNJ para que determinasse que ao TJ-PI  que busque soluções cabíveis junto ao Cespe/UnB para imediata solução do entrave e conclusão do certame, com conseguinte publicação do resultado da etapa de títulos e do resultado final do concurso, em prazo não superior a 60 dias. No documento, a defesa pede também a imediata apresentação de cronograma com as respectivas datas das etapas a serem cumpridas, em prazo não superior a dez dias.

Sobre o  procedimento administrativo ajuizado por advogados, a assessoria do TJ-PI informou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação do CNJ. 

O concurso dos cartórios foi realizado em 2013. Ao todo foram disponibilizadas 239 vagas para unidades extrajudiciais do Tribunal de Justiça do Piauí. A seleção teve 1.756 inscritos de todo o país, entre juízes e procuradores aposentados.

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais