Cidadeverde.com

Vereadores tem reunião com Pessoinha decidir sobre projeto que passa bilhetagem para Eturb

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

O presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), João Duarte, o Pessoinha, foi até a Câmara municipal na manhã desta sexta-feira (25) para debater com vereadores sobre a transferência do controle e arrecadação da bilhetagem eletrônica do transporte público para a pasta. 

No encontro, também estiveram presentes o superintendente municipal de Transportes e Trânsito (Strans), major Cláudio Pessoa e o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Marcelino Lopes. 

Na reunião, que ocorreu em meio a um clima tenso, ambos os lados apresentaram propostas, reivindicações e esclarecimentos. 

De um lado, a Prefeitura de Teresina argumenta que, ao ter o controle e arrecadação da bilhetagem na Eturb, beneficiará a população, pois isso permitirá uma maior fiscalização e modernização do sistema. Do outro, os empresários alegam que não abrem mão e emitir e vender os bilhetes. 

Segundo Marcelino Lopes, o temor do grupo é de que a prefeitura não faça os repasses da arrecadação regularmente. 

“Sempre que precisamos receber dinheiro da prefeitura, que era obrigação contratual, nós precisamos entrar na Justiça e isso não é da gestão de agora, não, é desde 2015, desde que foi licitado. Então, como posso confiar em um poder público que não me paga desde 2015”, afirmou. 

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

João Duarte argumentou que tendo o controle da bilhetagem, a Prefeitura de Teresina implementará meios para modernizar e fiscalizar pontos como quantidade de passageiros que utilizam o transporte, por exemplo. 

 “A gente veio aqui apontar algumas soluções pois hoje a maneira como é adquirida a bilhetagem pelos usuários é de uma maneira e queremos modernizar a pedido do prefeito Dr. Pessoa. A gente está à disposição para cumprir missão, caso a Câmara entenda que seja esse projeto de lei, a população será beneficiada”, pontuou. 

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), que esteve na reunião declarou que o objetivo é promover uma mediação entre as partes envolvidas cheguem a um consenso. O entendimento não ocorreu no encontro desta manhã e uma nova reunião deverá ocorrer na sexta-feira (04). 

“Estamos discutindo tecnicamente como é que a Eturbt poderá fazer essa venda e arrecadação da empresas de ônibus para que a gente possa vota em segunda votação. É uma discussão que não se esgotou agora e ainda na próxima semana será aberta com propostas feitas em ambas a partes”, pontuou. 


Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais