Cidadeverde.com

Uso de cotonete pode trazer lesões e infecções ao ouvido, diz especialista

Imprimir




 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 milhões de pessoas no mundo têm surdez moderada ou severa e a previsão é de que até 2050, 900 milhões de pessoas poderão ter algum grau de perda auditiva, o que significa 1 em cada 10 habitantes do planeta.

A diminuição da audição é mais comum de acontecer como consequência do envelhecimento, mas também pode surgir devido a outros fatores.

Estudos mostram que os cotonetes devem-se ser abolidos pois podem trazer mais danos do que benefícios no cuidado com a audição. "Nosso conduto auditivo tem o mecanismo natural de expulsão da cera. Se você usa o cotonete, você empurra muito mais do que você retira. A gente recomenda que use um papel higiênico ou pano mais delicado, umedecido", explica o otorrinolarigologista Diego Jefferson.



Ainda de acordo com o especialista, ouvir música numa intensidade muito elevada pode prejudicar o ouvido interno e a audição.

"Não se deve escutar música alta com os fones de ouvido. É uma agressão direta ao ouvido. Nele há células muito sensíveis que acima de 85 decibéis (que é a intensidade sonora), nós começamos a ter degradação da audição que pode ser transitória ou, com a exposição frequente, até gerar uma perda auditiva permanente", conta.


Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.


Jaqueliny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais