Cidadeverde.com

"É preciso educar para a paz”, defende arcebispo ao lançar Campanha da Fraternidade

Imprimir
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(12).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(11).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(10).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(9).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(8).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(7).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(6).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(5).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(4).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(2).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • CAMPANHA_DA_FRATERNIDADE_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com


A Arquidiocese de Teresina lançou oficialmente na manhã desta quinta-feira (03) a Campanha da Fraternidade 2022, com o tema: Fraternidade e Educação: fala com sabedoria, ensina com amor. 

A solenidade foi realizada na Residência Episcopal, centro de Teresina, e contou com a presença de autoridades como a vice-governadora Regina Sousa (PT), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), o Procurador Geral do Município Aurélio Lobão e o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso. 

Trazendo pela terceira vez o tema Educação, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, explicou que o principal objetivo da Campanha é frisar a atitude de educar para todos os contextos da vida, buscando valores como a paz, respeito e amor. 

“Este ano retoma pela terceira vez a temática da Educação, dada pela sua urgência e a sua importância e frisa que a educação não se trata só da educação formal, escolar, mas sobretudo a campanha quer frisar o coração humano, a atitude de educar, de se deixar educar e de ser educadora, ser educador. Todo  ser humano pode ser educador, como todos nós precisamos ser educandas e educandos e é isso que motiva a igreja fazer essa campanha no período da Quaresma, porque é o período que nós chamamos atenção para a conversão do coração, então é preciso educar para a paz, para o respeito, educar para o sentimento da fraternidade e esse é objetivo da Campanha da Fraternidade”, destacou. 

O coordenador da campanha em Teresina, Diácono Gilberto Penha, acrescentou ainda que a família será um ponto chave nas ações que serão desenvolvidas durante os próximos meses. 

“O que nós podemos viver e ver hoje é que, infelizmente, as famílias tem tratado com descaso a sua própria casa, prefere mandar para o ensino integral, colocar babá, tudo bem, devemos trabalhar, mas não devemos esquecer que a família é principal, que a família é mais importante e que esse tema nos convida, pertinentemente, sobre o valor que eu tenho dado à família, à educação em casa. Educação primeiro é em casa e não na escola”, pontuou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

 

Em sua fala, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) ressaltou o diálogo e a educação com sabedoria nas ações da campanha. 

“É uma fraternidade, uma educação fraterna, uma educação que leve amor, partilha do pão, da conversação, do diálogo, não podemos viver no mundo sem o diálogo, por isso a educação, o conhecimento por si só não é suficiente, tem que haver o respeito, o diálogo, tem que haver a qualidade e que o nós primamos, esse olhar fraterno, o conhecimento com sabedoria”, diz o gestor. 

A vice-governadora Regina Sousa também destacou a importância da educação em tempos difíceis e fez um convite para uma construção coletiva da Campanha da Fraternidade. 

“Um tema muito oportuno, depois de um tempo difícil de pandemia a gente tem que refletir que tipos de alunos a gente vai encontrar nas escolas, são outras pessoas. Educar nunca foi uma tarefa fácil. Educação é o acesso ao conhecimento, seja em que ambiente for, na escola, na família, no trabalho. Paulo Freire nos ensinou uma palavra, “ter esperança, não é esperar é esperançar”, vamos construir juntos essa campanha, essa vivência da campanha da fraternidade que tem tarefas para todos nós fazermos, não só na escola, na família, em todo lugar”, acrescenta. 

Após o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, a Igreja Católica também faz um convite para a participação de outras igrejas nas ações. O Diácono Gilberto Penha explica ainda que durante os próximos meses serão desenvolvidas atividades através de rodas de conversas envolvendo todas as pastorais da igreja. 

“O convite da nossa igreja, ela nos convida a ir ao encontro das associações, das escolas, ela nos convida a criarmos estratégias porque o povo está lá fora, está precisando, está sofrendo, está carente e esse tema educação ele é abrangente é uma temática geral. Então vão ser rodas de conversas, a Campanha da Fraternidade caminha em comunhão com todas as paróquias e principalmente, no que se refere ao mundo universitário, nós temos a pastoral universitária, que já faz esse trabalho voltado para a educação nos espaços públicos ou privados no que se refere a esse desenvolver de educação”, finaliza.

 

 

 

Flash Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais