Cidadeverde.com
Geral

Rio Poti deve atingir cota de inundação em Teresina nesta segunda-feira

Imprimir

Foto: Chagas Botelho

Atualizada às 12h20

O rio Poti deve ultrapassar a cota de inundação em Teresina nas próximas horas desta segunda-feira. De acordo com informações do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, às 11h, o nível  do rio na capital já alcançava a marca de 9,67 metros, apenas 33 centímetros abaixo da cota inundação (10 metros). 

O aumento do nível acontece após as fortes chuvas que caíram na capital e na região Norte do Piauí nos últimos dias. 

 

Matéria original

O rio Poti superou a cota de alerta em Teresina nas primeiras horas desta segunda-feira (07). De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, o nível atual na estação Fazenda Cantinho é de 9,09 metros, 9 centímetros acima da cota de alerta (9 metros). 

O aumento do nível é explicado pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias, principalmente em municípios da região Norte do Piauí, o que acabou contribuindo para o aumento das águas 

“A gente observou, nesse último final de semana, um aumento muito grande das chuvas nessa região mais ao norte do estado do Piauí, principalmente na bacia de contribuição do rio Poti. Isso fez com que ele se elevasse mais de 6,50 metros, com tendência de continuar subindo nas próximas horas”, explicou o engenheiro Roberto Fernandes, da CPRM. 

Ainda segundo o monitoramento, a tendência é que o nível das águas do Poti continue a subir em Teresina, uma vez que a previsão é de mais chuvas nos próximos dias. 

“Há o risco, efetivamente, da gente ter algum problema no Poti nos próximos dias, porque a previsão de chuvas muita intensa continua”, destacou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O aumento do nível do nível do rio Poti acabou alagando parte da estrutura do recém inaugurado Parque da Criança, na zona Leste de Teresina. A área do píer do parque acabou ficando isolada após o acesso ficar completamente alagado. 

Em outros pontos da capital também já há registros de problemas ocasionados pelo aumento das águas do rio. 

Barras 

Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,90 metros , superando em 20 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,90 m, continuando em cota de alerta.  

Esperantina 

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 5,99 metros, devendo atingir nas próximas 8 horas valores em torno de 6,01 metros, devendo continuar em cota de atenção.

Luzilândia

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,38 metros, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 4,47 metros, 47 cm acima da cota de atenção (4,00 m), portanto em cota de atenção.

Alerta 

Por causa do aumento do nível dos rios, o Serviço Geológico do Brasil também emitiu alerta às autoridades a respeito dos riscos e impactos da situação. 

"Tendo em vista o quadro de elevação do nível do rio Poti em Teresina e a continuidade do nível em situação de alerta do rio Marathaoan em Barras, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas caso necessárias", informou a CPRM. 

 

 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Imprimir