Cidadeverde.com

Inmet emite alerta para chuvas intensas em todo o estado do Piauí; veja previsão

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O estado do Piauí está em alerta amarelo, laranja e vermelho, com risco de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta segue até às 11h de terça-feira (8), quando será emitida uma nova previsão.

O litoral do Piauí está em alerta vermelho, ou seja, está sendo esperando um grande volume de chuva de 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h.

Segundo o Inmet, existe um grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Foto: Reprodução/Inmet

Alertas de chuvas no Piauí

Alerta laranja

Já no alerta laranja, pega a maior parte do estado, pegando toda a região norte Norte e Centro do Piauí, com previsão de chuvas intensas com 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 a100 km/h. Além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta amarelo

O alerta amarelo está localizado na região Sul do estado do Piauí, também existe a possibilidade de chuvas, mas com menos intensidade, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h. 

Cheia dos rios

O rio Poti deve ultrapassar a cota de inundação em Teresina nesta segunda-feira, segundo informações do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Rio Poti em Teresina

O nível do rio na capital já alcançava a marca de 9,67 metros, apenas 33 centímetros abaixo da cota inundação, que é de 10 metros. O aumento do nível acontece após as fortes chuvas que caíram na capital e na região Norte do Piauí nos últimos dias. 

Em Barras, o nível do rio Marataoan está na cota de alerta, com nível do rio em 3,90 metros, sendo prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 5,99 metros, devendo atingir nas próximas 8 horas valores em torno de 6,01 metros, devendo continuar em cota de atenção.

 

Bárbara Rodrigues

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais