Cidadeverde.com

Mais de um milhão de piauienses tomaram a dose de reforço, diz Sesapi

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O estado do Piauí atingiu a marca de 1.016.408 milhão de piauienses vacinados com a dose de reforço contra a covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) desta segunda-feira (7).

A dose de reforço está disponível para toda população acima de 18 anos, que recebeu a segunda dose há 4 meses. Quem se contaminou com o novo coronavírus deve esperar 30 dias após a confirmação da infecção para receber a terceira dose. Já no caso de gestante e puérperas, acima de 18 anos, precisam esperar 45 dias após o parto para tomar sua dose complementar.  

Cada município possui o próprio cronograma de vacinação, por isso a população deve ficar atenta sobre a disponibilização da vacina.

“A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, por isso é fundamental que os piauienses, que tomaram sua segunda dose há quatro meses ou mais, procurem os postos de saúde de seu município e tomem sua dose de reforço”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

Quarta dose

Para os imunossuprimidos, já está disponível a aplicação da quarta dose, que deve ser realizada com o imunizante Pfizer. Estão incluídos no grupo pessoas com imunodeficiência primária grave, em tratamento quimioterápico, que fizeram algum tipo de transplante de órgãos ou de células tronco, que vivem com HIV/AIDS ou realizam hemodiálise.

Para o restante da população não existe ainda uma previsão sobre a aplicação da dose, já que não existe um posicionamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a necessidade dessa dose para a população.

No Brasil o Ministério da Saúde liberou a aplicação apenas para imunossuprimidos acima dos 18 anos e pessoas idosas.

“Estudos mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da covid-19. Por isso a necessidade de uma quarta dose para complementar a proteção desse grupo”, disse o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.


 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.



 


Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais