Cidadeverde.com

Manobra de Heimlich: aprenda como agir diante de um engasgo de bebês e adultos

Imprimir





O engasgo em bebês que iniciam a introdução alimentar é mais comum do que se imagina. Nesta fase, tanto pais como cuidadores precisam redobrar a atenção porque os engasgos são perigosos e, se acontecerem, é necessário agir rapidamente.

A Manobra de Heimlich é uma das técnicas mais úteis e recomendadas para desobstruir as vias aéreas dos pequenos sendo, inclusive, indicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

De acordo com Naldiana Cerqueira, enfermeira do Serviço De Atendimento Móvel De Urgência (Samu), para realizar a manobra, é necessário abraçar a criança por trás e fazer batidas na região central das costas, no meio das escápulas (ossos que promovem a movimentação dos ombros). (veja no vídeo acima)

"A gente precisa colocar o bebê de bruços e as batidas precisam ser mais vigorosas. São cinco batidas entre as escápulas dos bebêse é isso que faz com que o bebê desengasgue. Então eu desviro, observo a boca do bebê novamente pra ver se e ele volta a respirar. O principal indicativo do desengasgue é o choro porque bebê engasgado não consegue chorar", disse a enfermeira.

Prevenir é o melhor remédio. Portanto, a indicação dos especialistas é que os pais aprendam a fazer a manobra. Além disso, vale lembrar que mesmo após reanimar o bebê, o recomendável é levá-lo ao hospital para checar se está tudo bem.



Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.



Jaqueliny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais