Cidadeverde.com

Mestre Pedro da Rabeca morre aos 78 anos em Timon

Imprimir

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

Considerado uma das figuras mais importantes da cultura popular local, Mestre Pedro da Rabeca morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Timon, aos 78 anos, na noite da última terça-feira (8) após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Familiares informaram ao Cidadeverde.com que Mestre Pedro da Rabeca passou quatro dias internados no local, mas recebeu alta após apresentar melhora no quadro de saúde. Ontem, após apresentar piora, retornou para a UPA, onde veio a falecer.  

O velório e sepultamento de mestre Pedro da Rabeca acontecem na comunidade Água Limpa, na zona Rural de Timon, onde residia atualmente. 

Analfabeto, agricultor, Mestre Pedro da Rabeca aprendeu a tocar o instrumento sozinho, tendo como referência o avô, que era rabequeiro. Mesmo sem saber ler uma nota, o músico era capaz de tocar qualquer melodia, dos clássicos a Luiz Gonzaga, apenas de ouvido.

Homenagens

Em nota de pesar, a Prefeitura de Timon lamentou o falecimento de Mestre Pedro da Rabeca e destacou o seu "importante legado como artista popular [...] deixa uma grande lacuna na cultura", diz o texto.

Já Fábio Novo, secretário de Cultura do Piauí, lembrou que o artista foi o homenageado do palco principal do Festival das Rabecas de Bom Jesus em 2019, evento em que esteve presente em quase todas as edições.

 

 

Tocador de reisado, divino, baião, forró e xaxado, a última apresentação de Mestre Pedro da Rabeca aconteceu  durante o show musical “Timon, Cidade de Flores”, realizado em agosto do ano passado com outros artistas.

Em 2011, o grupo “A cara alegre do Piauí” iniciou a gravação de um documentário em homenagem ao músico, mas que não chegou a ser concluído por falta de recursos. Segundo o professor Cineas Santos, a intenção é fazer o lançamento da obra ainda em 2022.  

Breno Moreno
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais