Cidadeverde.com

Série sobre a história da Batalha do Jenipapo estréia em outubro na TV Cidade Verde

Imprimir

No ano do bicentenário da Independência do Brasil, a TV Cidade Verde exibe com exclusividade o filme “Jenipapo - A Fronteira da Independência”. A estreia da produção, dividida em dez episódios com 24 minutos de duração para a televisão, acontece no mês de outubro, em alusão a data em que o Piauí aderiu ao movimento de independência de Portugal.

O filme, dirigido por Alexandre Melo e Chico Rasta, conta com uma equipe composta por mais de 400 pessoas, entre técnicos e atores locais e de outros estados. O elenco conta com nomes como dos piauienses Amauri Jucá e Rico Lima e de Adriano Garib, Áurea Maranhão e André Silveira, figuras consagrados no cenário audiovisual nacional. 

Intérprete do militar português João José da Cunha Fidié, uma dos principais personagens do conflito e do filme, o parnaibano Rico Lima cita a emoção de ter sido convidado para o papel e felicidade em poder contar a história de um evento tão grandioso e relevante para a história do Piauí e do Brasil, mas que ainda não tem a devida atenção.

"A nossa história sempre foi muito reprimida. Ela não foi contada nas escolas. Nos livros era muito superficial e acho que agora, com essa série, vai dar nome aos bois e a essa nossa história tão bonita, do nosso povo, que é tão guerreiro, que pegou pedra e pegou foice e foi lá e lutou por esse espaço", disse o artista piauiense. 

O filme “Jenipapo - A Fronteira da Independência” é uma produção financiada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é gerido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A obra também conta incentivo do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PI).

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais