Cidadeverde.com

Imepi lacra bomba de posto de combustível por irregularidade durante fiscalização

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O Imepi (Instituto de Metrologia do Piaui) lacrou uma bomba por irregularidades em um posto de combustível localizado no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, nesta segunda (14). 

Segundo Geusenir Rabelo, coordenadora de fiscalização do Imepi, a bomba lacrada estava irregular e repassando ao consumidor menos combustível do que era pago. 

“A bomba estava fora das normas do Inmetro. O consumidor estava sendo lesado em 64 mililitros. O consumidor estava pagando sem receber pelo combustível”, afirmou Rabelo. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

A fiscalização faz parte de uma operação realizada pelo Imepi que teve início nesta segunda e deve seguir até a sexta em razão da semana do consumidor. 

Até o momento, quatro postos foram fiscalizados e a estimativa do Imepi é terminar o dia tendo fiscalizado seis postos. 

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI, Michel Saldanha, confirmou o lacre de uma bomba por irregularidade.

“Constatamos a irregularidade no primeiro posto em que o consumidor pagava uma quantidade maior e recebia a menos”, disse. 

Ele informou que a fiscalização faz parte da Semana de Conscientização do consumidor. 

Essa é a primeira operação que o Imepi realiza em 2022.

Foto: Divulgação / OAB-PI

“A fiscalização está acontecendo para avaliar as bombas de combustíveis, analisando se os postos estão fornecendo a qualidade adequada dos produtos, mediante o valor cobrado. A meta é estender os serviços, em parceria com os órgãos de fiscalização, para evitar que o consumidor seja lesado”, explica Michel Saldanha.  

Nas fiscalizações, a equipe observa se a bomba está marcando adequadamente em relação ao que o consumidor solicitou.

Multa 

Os postos autuados têm o prazo de 10 dias para apresentarem suas defesas. Se forem multados, podem ter que pagar multas que variam de R$ 500 a R$ 1,5 milhão. 

 

Flash Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais