Cidadeverde.com

Piauí e a cidade de Medellín firmam parcerias para reduzir violência no estado

Imprimir
  • oab13.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab12.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab11.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab10.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab9.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab8.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab7.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab6.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab5.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab4.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab3.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab2.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • oab1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com


O governo do estado e a cidade de Medellín, capital da Colômbia, firmaram parceria nesta segunda-feira (14) para desenvolveram ações de combate a criminalidade no estado. 

A cooperação foi discutida no seminário que ocorre no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI). O evento, intitulado Conexão Recife-Medellín-Teresina conta com a presença de autoridades nacionais e internacionais.

“Conhecendo essa experiencia de Medellin nós passamos aqui também a trabalhar com a nossa equipe. Agora nos alegra a visita e, seguramente, dentro do nosso planejamento, vamos considerar aquelas ações adequadas a nossa realidade que são úteis para o grande objetivo, que é reduzir a violência, criminalidade, garantindo a melhor solução para a paz no estado do Piauí”, disse o governador ao chegar no Seminário.

Recife é uma das capitais brasileiras que já implantaram as experiencias da capital colombiana, reduzindo a criminalidade na cidade.

“Nós temos experiências em outros países que podem contribuir e ajudar para um melhor resultado no Piauí e o Brasil. Aqui estamos trabalhando não apenas o Piauí, mas Pernambuco. A cidade de Recife acaba de celebrar com Medellin esta importante parceria”, afirmou o governador, ressaltando a visita da equipe piauiense à Colômbia.

“A nossa equipe esteve lá em Medellin e conheceu. Agora, aqui numa parceria com eles, nós queremos implantar de acordo com a realidade do Piauí e do Brasil para que a gente possa reduzir criminalidade, ter uma política de paz, ter ações que possam dar o melhor resultado para nossa população. Estamos agora elaborando aqui a nossa estratégia. Nós devemos começar a partir de algum ponto, provavelmente Teresina e Parnaíba e para gradativamente fazer a expansão dentro do estado de acordo com os resultados, e é claro, também, de acordo com as condições”, ressaltou.

Para o governador, a parceria é importante por já ter passado por testes. “Essa parceria é importante por nos dar muita segurança na implantação dessas ações que já foram experimentadas por eles. Já tiveram erros e acertos, correções. Portanto, a gente vai estar trabalhando com aquilo que deu certo”, destacou.

Na abertura do evento, o governador pontuou que os órgãos estaduais já possuem o levantamento das regiões mais críticas e que estão preparando a estruturação dos equipamentos que serão usados na execução do modelo colombiano.

“É uma experiência em que apostamos que, com variadas áreas, não apenas da polícia, que já é algo comum, mas também a integração com outras áreas, como educação, profissionalização e cultura, por exemplo, para trabalharmos a prevenção”, destacou o chefe do Executivo piauiense.

Além de representantes colombianos, o seminário também contou com a participação de estudiosos que auxiliaram a implantação do modelo usado em Medellin em outras cidades brasileiras, como o especialista em segurança pública e combate à violência urbana Murilo Cavalcanti, de Recife (PE).

“Aprendemos com Medellin, que era a cidade mais violenta do mundo e passou a ser a mais inovadora, que só polícia não resolve. É preciso política de educação, cultura, convivência cidadã, esporte e lazer chegando na comunidade. Não com fuzil ou metralhadora, mas com oportunidade para o jovem da periferia”, pontuou o pernambucano.

Uma das ideias apresentadas foi a criação dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), usados como mecanismos de prevenção pela Prefeitura de Recife, que reúne não apenas ações de políticas públicas, mas outras 37 secretarias que, integradas, planejam e executam cerca de 91 serviços na área de educação, tecnologia, crédito, esporte e lazer.

“Essa política não vai ser eficiente nem os indicadores irão se estabilizar se nós não tivermos uma polícia de prevenção, que estabeleça uma conexão com a comunidade, que estabeleça uma política de prevenção com o apoio e a integração daqueles que vivem o problema nas comunidades”, defendeu Rubens Pereira, secretário estadual de Segurança Pública.

 

Flash Paula Sampaio e Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais