Cidadeverde.com

Definido percurso para as provas de moto e bike no Enduro do Jenipapo

Imprimir

Foto: Divulgação 

A mais antiga e mais tradicional competição de enduro de regularidade do Piauí e do Nordeste, o Enduro do Jenipapo, que teve sua primeira edição realizada no ano de 1986, volta com força total neste sábado (19) depois de uma pausa sem realização devido à pandemia de Covid-19. Na sua 35ª edição, o evento traz novidades e ganha a denominação de Desafio Enduro do Jenipapo, devido à inclusão da modalidade mountain bike.

O evento abre o Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, com a 1ª e 2ª etapas do Estadual homologado pela Federação de Motociclismo do Piauí (FM) e acontecerá neste final de semana com trecho entre Teresina e Campo Maior.

A terra dos carnaubais, Campo Maior, é a região onde se encontra o monumento dos heróis da Batalha do Jenipapo, movimento sangrento em nome da libertação do Piauí, ocorrido em 13 de março de 1823, o qual é homenageado pelo enduro desde sua primeira edição. No último final de semana, as equipes técnicas da realização e organização. 

Assim, o percurso para as motos será de 170 km e para as bikes 108 km. As duas disputas off-road serão encerradas na beira da lago , em Campo Maior, onde acontecerá a premiação dos campeões.

A programação começa no sábado (19) com a entrega dos kits de prova para ambas as modalidades. Em seguida, às 19 horas, acontece o briefing oficial do evento, de forma presencial, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, para ambas as modalidades.

A prova terá muitas trilhas em trechos de areia, lama, mata fechada, povoados, passando pelo Vale dos Dinossauros, uma região bela com muitas rochas, já na parte final da prova, sendo considerado um dos pontos altos, pois além de ser uma trilha tradicional para enduros, o trecho exige muito perícia e navegação dos enduristas.

Para as bikes, passagem por muitos trechos de riachos, areia, lama e povoados. Single tracks de tirar o fôlego. A prova é homologada pela Federação de Ciclismo do Piauí, embora não vale pontos para o campeonato de MTB. Serão 108 km de percurso para as categorias oficiais e 50 km para as categorias abertas. A largada será do Posto Altos Petróleo, que fica na BR 343, pov. Mangueirão na saída de Teresina, no sentido de Altos.


FICHA TÉCNICA DESAFIO ENDURO DO JENIPAPO:

Dia 19/03/2022

Entrega de Kits de prova para motos e bikes

Local: Loja The Auge Bike Shop – Teresina Shopping – 14h30 a 18 horas
MOTOS:

Largada: Jockey Clube do Piauí – 7 horas
Percurso: 170 km

BIKES: 
Largada: Posto Altos Petróleo, na BR 343, Povoado Mangueirão – 8 horas
Percurso: 108 km

 

 

Da Redacao
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais