Cidadeverde.com

Queda da Covid em Teresina já inclui casos do carnaval, diz membro do COE

Imprimir

A diminuição dos novos casos e óbitos por Covid-19 em Teresina já refletem possíveis infecções ocorridas durante o Carnaval de 2022, foi o que afirmou médico Marcelo Vieira, doutor em virologia e membro do Comitê de Operações Especiais (COE) municipal, em entrevista ao Jornal do Piauí nesta terça-feira (15).

Na ocasião, o especialista explicou que avaliação ocorre dada a predominância local da variante ômicron, que possui período de incubação [que diz respeito ao tempo entre o contato com o vírus e os primeiros sintomas] e de série [tempo que a pessoa transmissor e o infectado demoram para desenvolver sintomas], de aproximadamente três dias.

“Do carnaval para cá, Teresina já vivenciou cinco ciclos de transmissão, cinco gerações de infectados dentro da variante ômicron. Nossos dados de atendimento por síndrome gripal de casos e até de internações já estão refletindo o período do carnaval”, disse o virologista, destacando o atual quadro da pandemia na capital . 

Durante a última semana epidemiológica, encerrada no sábado (12), Teresina alcançou o mesmo patamar de novos casos da Covid-19 registrados em abril de 2020, quando o município iniciou o monitoramento local. O membro do COE reforça que o cenário positivo já conta com eventuais transmissões durante o carnaval.

“Foram apenas 31 casos, e procuramos nos assegurar que esse número não é baixo por falta de testagem. Nessa mesma semana, foram testadas 400 pessoas e destas apenas 31 tiveram resultado positivo", frisou o médico Marcelo Vieira durante a entrevista. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais