Cidadeverde.com

Consumo excessivo de carne vermelha pode facilitar surgimento de câncer

Imprimir

Foto: Pixabay




Não se pode negar que a carne é um alimento extremamente nutritivo, principalmente em minerais e vitaminas lipossolúveis, além de ferro, zinco e vitaminas B6 e B12, que são importantes para o bom funcionamento do organismo. Apesar de estar presente na mesa dos brasileiros, o consumo em excesso dela pode desenvolver câncer e tumores.

“Consumir com frequência, principalmente carnes vermelhas, pode trazer problemas, entre eles: renal, hepático e coronariana, como alterações nos níveis de colesterol e hipertensão, além de outros prejuízos para o sistema circulatório, rins e fígado, podendo facilitar também o desenvolvimento de câncer e tumores”, explica o especialista em gastronomia Henrique Marques.

Atualmente, cortes de carne como patinho, estão em alta no mercado consumidor por possuírem um teor muito baixo de gordura, mesmo assim, não é somente o corte específico que faz com que a saúde de muitos seja prejudicada pelo consumo excessivo de carne. De acordo com Henrique, a forma de cozinhar, bem como os ingredientes utilizados para elaborar o preparo, podem transformar uma carne magra em uma verdadeira bomba calórica.

“Vejamos como exemplo o próprio patinho preparado à milanesa, onde faz com que uma carne até então magra, se transforme num alimento muito ruim, se consumido de forma exagerada”, esclarece.

Para o especialista, apesar da proteína de origem animal ser muito específica, o consumo de leguminosas como grão de bico, soja, lentilha, ervilha, feijão entre outras, bem como o consumo de quinoa, cogumelos e derivados de soja como o tofu, podem, de alguma forma, suprir a necessidade do consumo de carnes vermelhas de forma mais saudável.



Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.
 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais