Cidadeverde.com

Timon libera uso de máscara em espaços abertos a partir de segunda-feira (21)

Imprimir

Foto: AscomPrefeitura de Timon

A prefeita de Timon, Dinair Veloso (PSB), informou nesta quinta-feira (17) que assinou um decreto que entra em vigor na próxima segunda-feira (21), que dispensa o uso de máscara facial em locais abertos na cidade.

A mesma medida já foi aplicada na cidade de Teresina, pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB), onde no dia 28 de março, está prevista a liberação do uso de máscaras até mesmo em locais fechados. No Piauí, o governo decidiu manter o uso obrigatório.

O Governo do Maranhão publicou decreto no dia 11 de março flexibilizando o uso de máscaras no estado com base no índice de vacinação. O uso deixou de ser obrigatório em locais fechados nos municípios com mais de 70% da população tenha tomado as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. Nas cidades com menos de 70% do público vacinado com duas doses ou dose única continua sendo obrigatório o uso de máscaras em locais fechados. 

De acordo com a prefeitura de Timon, a cidade está com 92,8% da população com 12 anos ou mais com duas doses aplicadas, além de 60% das crianças, de 5 a 11 anos, vacinadas com a primeira dose.

“Semanalmente me reúno com o Comitê Covid para analisar a situação dos leitos, casos da doença, vacinação e o índice de transmissibilidade. Estamos bem avançados na vacina e com o índice de transmissibilidade de 0,5 o que nos dá uma segurança na flexibilização. No entanto, sigo pedindo a população que não deixe de vacinar e sigam tomando todos os cuidados para evitar o contágio”, disse a prefeita.

Novas medidas

Em Timon, o uso obrigatório permanece em locais fechados, transporte público, e locais onde haja aglomeração de pessoas, mesmo que ao ar livre, como shows, espetáculos, arquibancadas, feiras e mercados públicos.

Eventos, shows, espetáculos, festas e as atividades comerciais e de prestação de serviços incluindo bares e restaurantes poderão funcionar até as 2h e limitação de público em 75% da capacidade do local.

Fica obrigatório o uso de máscaras em pessoas com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo.

A prefeitura ainda recomenda o uso de máscaras para pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doenças renal crônica, pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade, bem como indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.

O decreto ainda será publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Timon.

 

Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais