Cidadeverde.com

COE mantém uso obrigatório de máscara no Piauí e discutirá flexibilizações em 15 dias

Imprimir


O Comitê de Operações Emergenciais (COE) decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado do Piauí. A decisão, adotada em reunião nesta terça-feira (15), segue recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que avalia que ainda é cedo para flexibilizar as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19
 
De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, o Piauí deve continuar com a obrigatoriedade das máscaras pelos próximos 15 dias. Após o período, uma nova avaliação será realizada pelo COE estadual.

“O Comitê Científico do Nordeste se reuniu e analisou que os dados epidemiológicos dos estados do Nordeste são extremamente positivos, mas a realidade que nós estamos inseridos ainda é muito grave. Ontem tivemos a confirmação de dois casos da Deltacron no Brasil, reconhecimento feito pelo Ministério da Saúde. Então, o Comitê Científico do Nordeste aconselha que nos continuemos com uso obrigatório de máscara por mais 15 dias, para que seja feita uma nova reunião e avaliados os dados epidemiológicos”, explicou. 

Florentino Neto destaca que, apesar dos indicadores positivos registrados nas últimas semanas, é preciso estar atento ao cenário da pandemia no Brasil e em outras partes do mundo. 

“Essa posição pela não obrigatoriedade do uso de máscaras, é uma posição extremamente séria, que deve ser tomada com base em dados científicos e olhando para a situação epidemiológica. Nós não podemos deixar de, na hora de tomar nossas decisões, olhar para o cenário mundial. A Europa já começa a ter um aumento de casos em razão dessa nova variante”, alertou. 

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, a orientação sobre a obrigatoriedade de máscaras será reforçada nos próximos dias e deve ser obedecida em todo o estado. 

Foto: Ascom/Sesapi

“Continuamos orientando que todos usem máscaras. O uso de máscaras, junto com as outras medidas, que continuam extremamente válidas e necessárias, é que podem nos proteger junto com a vacinação”, reforçou. 

A decisão do COE estadual vai de encontro às flexibilizações iniciadas em Teresina. Desde a última segunda-feira, a prefeitura da capital passou a liberar o uso de máscaras em locais abertos e que não gerem aglomeração. 

No interior, alguns municípios também já anunciaram que estudam a flexibilização das medidas de prevenção à covid, entre elas o uso da máscara. 

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais